Profissionais da saúde terão acesso a informação científica

Os ministérios da Educação e da Saúde lançaram, nesta terça-feira, 29, a página eletrônica Saúde baseada em evidências, que oferece, de forma prática, acesso a bases de dados com informações científicas e tecnológicas dirigidas a profissionais indicados pelo Ministério da Saúde.

O conteúdo é oferecido por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa permitirá aos profissionais da saúde acesso, de forma ágil e eficiente, a bases específicas de saúde baseada em evidências, além de textos completos e referenciais focados na área.

O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, falou da importância do Portal de Periódicos, criado em 2000. "O crescimento de conteúdo disponível foi extraordinário nos últimos oito anos, de tal maneira que este instrumento se tornou uma ação de estado, não é mais uma propriedade do MEC, ele é simplesmente um acervo do estado brasileiro."

Guimarães ressaltou o fato de o portal ser o maior do mundo no seguimento de periódicos tanto em termos de capilaridade como no acervo propriamente dito. "Ele [o Portal] atende a todos os usuários do sistema de pós-graduação e também a estudantes de graduação, técnicos, professores, professores visitantes, outros profissionais, enfim, toda a comunidade das instituições que possuem o acesso ao conteúdo completo do Portal. Por meio dessas instituições também é possível atender o interesse do setor empresarial, pois estão incluídas para consultas seis bases de dados de patentes."

Saúde Baseada em Evidências

Para desenvolver a página, foi realizado um levantamento junto a comunidades de pesquisadores da área de saúde, com o objetivo de identificar as bases de dados mais adequadas para atender às necessidades dos profissionais dessa área. Em novembro de 2011, após análise dos pareceres técnicos, o Ministério da Saúde informou as escolhidas. A partir dessa seleção, a Capes intermediou a negociação com os editores e assinou as seguintes bases: Embase, Hospital Collection, Dynamed, Atheneu, Best Practice e Micromedex.

"Estamos abrindo uma oportunidade fantástica para que os médicos possam usar todos estes recursos, que representam o que há de mais avançado para melhorar o diagnóstico, melhorar o tratamento, melhorar a qualidade da saúde publica", afirmou o ministro da Educação Aloizio Mercadante.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que só é possível ter resultado na área da saúde se houver investimento na formação e na atualização dos profissionais. Ele defendeu que este é um processo contínuo e permanente. "Investir na qualidade desses profissionais é decisivo para oferecer uma saúde pública de qualidade. Esse novo instrumento pode fortalecer ainda mais a capacidade dos nossos profissionais de saúde", concluiu.

Acesso

Para ter acesso à página, os profissionais de saúde precisam estar vinculados ao conselho profissional de uma das seguintes áreas: biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social.

Os recursos investidos na contratação são provenientes do Ministério da Saúde e chegam a R$ 10 milhões.

Portal de Periódicos

Por meio do Portal de Periódicos, a Capes oferece para a comunidade acadêmica brasileira o acesso a publicações atualizadas e conteúdos de alto nível, assinados com editores e associações nacionais e internacionais. O conteúdo é apresentado de forma livre e gratuita no Portal de Periódicos para as instituições de ensino e pesquisa no Brasil que atendem a alguns critérios definidos pela Capes. Atualmente, 398 instituições têm acesso ao Portal de Periódicos.

A Capes adquire, anualmente, novos títulos nas diferentes áreas do conhecimento para atender às solicitações dos usuários e renova os demais conteúdos com os editores. O Portal de Periódicos possui um grande acervo de publicações científicas, com mais de 31 mil periódicos em texto completo, 121 bases referenciais, 105 bases de livros eletrônicos, 64 bases de teses e dissertações, 57 bases de estatísticas, 34 obras de referência, 10 bases de patentes, além de normas técnicas, arquivos abertos e redes de e-prints.

Acesse o portal Saúde baseada em evidências

Acesse o Portal de Periódicos da Capes

(Capes)