topo_cabecalho
Lançada edição 2013 do Prêmio Péter Murányi

As instituições direta ou indiretamente ligadas à área de educação do Brasil e do exterior interessadas em participar da edição 2013 do Prêmio Péter Muranyi têm até o próximo dia 30 de setembro para enviar à Fundação Péter Muranyi até dois trabalhos científicos para avaliação.

 

Em sua 12ª edição, o Prêmio, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), contemplará a área de Educação. Os trabalhos indicados devem ser inovadores, ter aplicabilidade prática e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte, em conformidade com o edital e formulário disponíveis no site www.fundacaopetermuranyi.org.br.

 

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Técnica e Científica, resultando na seleção de três finalistas que serão submetidos a um júri. O vencedor recebe R$ 200 mil, um troféu e um certificado; já os demais finalistas, diploma e menção honrosa. Os prêmios serão entregues em uma cerimônia em abril de 2013 na cidade de São Paulo. Além dos prêmios, vencedor e finalistas terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos na 65ª Reunião Anual da SBPC.

 

O Prêmio

 

O Prêmio Péter Murányi, gerido pela Fundação de nome homônimo, foi idealizado e concebido pelo empresário Péter Murányi, que deixou manifesto em seu testamento o desejo de criar uma Fundação. Seu objetivo seria o de premiar pessoas físicas ou jurídicas, entidades públicas ou particulares, de qualquer parte do mundo, que se destacassem por suas descobertas inovadoras e práticas focadas no desenvolvimento e no bem-estar social das populações em desenvolvimento.

 

Desde 2002, quando da sua primeira edição, o prêmio é concedido anualmente e de modo alternado para pesquisadores atuantes em quatro áreas: educação, saúde, alimentação e desenvolvimento científico & tecnológico.

 

Atualmente, o Prêmio tem também o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) da SBPC, da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) e da Associação dos Cônsules Honorários no Brasil (Aconbras),o que mostra a importância desta iniciativa para o reconhecimento do valor da ciência no contexto social e econômico.

 

(CNPq com informação da Ascom da SBPC)


Data: 31/05/2012