Explosão da criminalidade no Nordeste é tema de livro de professor da UFCG

José Maria Nóbrega desmistifica relação entre pobreza e taxas de homicídio na região

Qual a dinâmica dos assassinatos na região Nordeste? Quais fatores causam ou se correlacionam com os homicídios na região? Foi buscando respostas para estas questões que o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Maria Nóbrega Júnior, escreveu o livro Homicídios no Nordeste: Dinâmica, relações causais e desmistificação da violência homicida, recém-saído das impressoras da Editora Universitária da UFCG.

“As respostas são várias e, apesar da melhoria da condição socioeconômica no Nordeste, a maioria dos estados da região mostra crescimento da criminalidade violenta, o que sugere a atuação das políticas públicas em segurança como fator fundamental no controle da violência homicida”, defende o autor, que é professor de Ciência Política no campus de Sumé.

“José Maria mostra não haver relação de causalidade entre pobreza e desigualdade de renda e variação nas taxas de homicídio, bem como desmistifica ser a variável cultura a que explicaria a explosão de homicídios que vem ocorrendo no Nordeste nos últimos anos”, adianta o coordenador do Núcleo de Instituições Coercitivas e da Criminalidade (NICC), Jorge Zaverucha.

“Originalidade, rigor metodológico e sensibilidade na interpretação de dados, fazem deste livro uma leitura indispensável para todos, sejam acadêmicos ou políticos, que se preocupam com a epidemia de homicídios que assola o Nordeste brasileiro”, diz.

O pesquisador Gláucio Soares, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, afirma que a nova obra representa um importante salto numa área muito abandonada no Brasil, e no Nordeste em particular.

“O conhecimento em Criminologia estava e está estrangulado pelo “achismo”: faltam pesquisas, mas sobram palpites e opiniões, inclusive no meio acadêmico. Uma consequência da publicação deste livro é que o espaço para o “achismo” encolheu. Já não é tão fácil afirmar sem demonstrar. Ainda falta muito para consolidar a consciência da importância do conhecimento válido, mas esse livro é um passo importante”, resume.

O livro será lançado semana que vem em Recife, PE, no Instituto Teotônio Vilela. O lançamento no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé, será realizado após o final da greve dos docentes.

José Maria Nóbrega Júnior é doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisador do Núcleo de Estudos em Instituições Coercitivas e da Criminalidade da UFPE (NICC), do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (InEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Núcleo de Pesquisa de Gestão, Política e Cidadania da UFCG (NUGEP).

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 01/06/2012