Projeto da UFCG promove ação ecológica no Dia Mundial do Meio Ambiente

Caminhada em prol da revitalização do Riacho das Piabas acontece na manhã desta terça, dia 5

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Projeto Universidades Cidadãs, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), irá promover nesta terça-feira, dia 5, a III Caminhada Ecológica às Nascentes do Riacho das Piabas. “O objetivo maior está em dar visibilidade à riqueza ambiental dessa microbacia, que busca por ações para a sua manutenção”, explica o coordenador do projeto, professor Fernando Garcia.

De acordo com o pesquisador, as nascentes da microbacia hidrográfica têm em torno de 500 hectares, compreendendo parte dos municípios de Puxinanã, Lagoa Seca e Campina Grande. “Até pouco tempo, essa região alimentou nosso povo com fruteiras, roçados de policultivos e água doce, sendo registrada em livros históricos sua potencialidade de segurança hídrica”, afirma.

A caminhada terá como ponto de partida a Escola Municipal Luzia Dantas, na rua Henrimar Castro Oliveira, bairro do Alto Branco. “Sairemos às 7h, em ônibus cedido pela UFCG, que percorrerá a malha hídrica com destino ao Açude Velho, para fazermos considerações históricas e ambientais desse sistema hídrico”, detalha o ambientalista Veneziano Guedes, doutorando em Recursos Naturais pela UFCG.

Em seguida o veículo seguirá para as nascentes do riacho, no Bairro das Nações, onde terá início o percurso a pé, por propriedades rurais. A caminhada está prevista para terminar às 11h30min, na Avenida 15 de Novembro, em frente à da TV Paraíba, onde os participantes embarcarão no ônibus de volta à escola Luzia Dantas.

A ação conta com o apoio do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, Igreja Católica, Embrapa, Ministério Público Estadual, ONG Jovem Ambientalista, Evento Nova Consciência, Colégio Autêntico, além de escolas municipais e da população ribeirinha. Os caminhantes receberão camiseta, apoio técnico, transporte e frutas.

IV Caminhada

Outra caminhada ecológica está programada para o dia 17 de junho, em comemoração ao Dia mundial de Combate aos efeitos da Desertificação e Seca.

“No dia 17, a saída será no obelisco do Parque do Açude Novo, às 7h, de onde caminharemos pelo Parque do Povo e direção ao Açude Velho. Em seguida o veículo se deslocará seguindo a rede hídrica do riacho com destino às suas nascentes, no Bairro das Nações. O restante do percurso permanece o mesmo”, observa Veneziano.

Veja aqui matéria veiculada pela TV Itararé sobre a 1ª Caminhada, realizada em outubro do ano passado, como parte da programação do Encontro Paraibano de Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 04.06.12)

Data: 04/06/2012