UFCG propõe criação de centro de pesquisa no Vale dos Dinossauros

Ideia é integrar universidades e institutos federais na preservação e estudo do sítio paleontológico

A criação de um centro integrado de pesquisa em Arqueologia e Paleontologia, coordenado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será discutida em reunião do reitor Thompson Mariz com os deputados estaduais Luciano Cartaxo (PT) e André Gadelha (PMDB) e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-PB), às 10h dessa terça-feira, 12, em seu gabinete.

A reunião é o primeiro passo para a concretização da proposta do reitor da UFCG de unir as universidades e os institutos federais para revitalização do Vale dos Dinossauros, no Sertão da Paraíba, como campo de estudo e pesquisa. A ideia foi apresentada à Assembleia Legislativa do Estado, pelo assessor especial da Reitoria, Martinho Salgado, no mês passado.

Há a possibilidade de que, nessa reunião, seja definida uma comissão para elaboração de um calendário de apresentação (convite) aos órgãos a serem integrados e do projeto de criação do centro, a ser instalado na cidade de Sousa.

“A proposta de Mariz, de revigorar um dos principais sítios paleontológicos existentes, não está focada apenas na preservação do que já está exposto – até sem o devido valor e cuidado – como elemento turístico. É de explorar, provocar e promover a busca por elementos históricos e científicos da história do planeta e evolução humana”, comentou Salgado.

São mais de 20 municípios paraibanos sediados no “Vale dos Dinossauros”, entre eles Sousa, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe e Pombal.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 11.06.12)

Data: 11/06/2012