Festival Internacional de Música de Campina Grande começa no dia 2 de julho

Evento contará com a participação de músicos de oito países

Marcando os 10 anos de criação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e os 25 anos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a cidade do Maior São João do Mundo será, de 2 a 7 de julho, o centro da música erudita no Nordeste brasileiro ao sediar o III Festival Internacional de Música de Campina Grande.

Maior evento do gênero no estado da Paraíba, o festival, que pouco a pouco se consolida no cenário nacional, tem como meta congregar e promover o intercâmbio entre professores, artistas e alunos de várias partes do mundo. Este ano, contará com a participação de músicos professores do Brasil, Argentina, Áustria, Coreia, Estados Unidos, França, Inglaterra, Israel e Itália.

Uma vasta programação, que inclui apresentações de orquestras, conjuntos de câmara, grupos vocais e instrumentais será realizada no Teatro Municipal Severino Cabral e em outros locais, como as reitorias da UFCG, UEPB e da Facisa, além do Mosteiro das Clarissas. A entrada é gratuita.

Confira aqui a programação.

Durante o festival, serão oferecidos cursos de flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, piano, canto, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão e regência, além de uma oficina de lutheria (instrumentos de cordas friccionadas).

As inscrições estão sendo realizadas online, no site do Festival (www.fimcg.art.br). Cada candidato deve enviar, até 20 de junho, currículo em arquivo em formato PDF e link para um vídeo, publicado no YouTube, com a interpretação de duas obras que demonstrem o seu nível de execução.

Os alunos selecionados participarão das aulas, ensaios e concertos de câmara com programa definido pelos professores, coordenação pedagógica e direção artística do Festival.

Veja aqui o regulamento completo.

O Festival Internacional de Música de Campina Grande é uma realização conjunta da UFCG, UEPB, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e Fundação Universitária de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (FURNE) com apoio de entidades culturais públicas e privadas da região.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 12.06.12)

Data: 12/06/2012