Comissão vai elaborar projeto de criação do centro de pesquisa no Vale dos Dinossauros

Decisão foi tomada em reunião na manhã desta terça na UFCG

Foi dado o primeiro passo para a criação de uma unidade integrada de pesquisa em Arqueologia e Paleontologia para explorar o potencial histórico-científico do Vale dos Dinossauros, no Sertão paraibano. “O centro, ou instituto, poderá ser coordenado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)”, sinalizou o vice-reitor Edilson de Amorim, na manhã dessa terça-feira, 12, em reunião com pesquisadores e agentes públicos defensores da proposta.

Receptivo ao empreendimento acadêmico e científico, Amorim delegou ao professor Martinho Salgado a tarefa de constituir uma comissão provisória para elaborar uma minuta de projeto, delineando o papel da UFCG e dos demais órgãos, a ser apresentada ao reitor Thompson Mariz, no próximo mês de julho.

“Essa compreensão de que nem só o turismo - com o conservadorismo, como um simples museu - revigorará aquele patrimônio histórico-cultural, certamente fará a diferença na captação dos recursos necessários para a instalação desse equipamento social”, considerou Amorim.

“O comprometimento da universidade, em coordenar o processo e abrigar a unidade de pesquisa, com certeza influenciará extremamente na integração dos demais órgãos, a exemplo das outras universidades e institutos estabelecidos no estado”, comentou César Nóbrega, representante dos movimentos sociais de Sousa.

Opinião partilhada pelo vereador sousense Daniel Pinto. Para ele, o projeto toma força e vislumbra boas expectativas com a oficialização da institucionalização.  “Sem a participação da UFCG, especialmente como propulsora, fica difícil qualquer ação de revigoramento do Vale dos Dinossauros prosperar”.

Comissão

Presidida pelo assessor Martinho Salgado, a comissão responsável pela articulação dos parceiros e pela elaboração da minuta de projeto contará com a participação de César Nóbrega, Daniel Pinto, Carlos Azevedo ou Vanderley Brito (pela Sociedade Paraibana de Arqueologia) e um representante da Assembleia Legislativa estadual.

Na próxima semana haverá uma primeira reunião, na cidade de Sousa, com a participação de colaboradores, para definir parceiros e agenda de contatos, como também discutir os pontos básicos do projeto de criação.

“Notório o caráter integrador (do projeto) também no meio político e social, e isso o fortalece. Com esse lema, buscaremos o apoio das instituições e o comprometimento do poder público estadual e dos municípios que reconhecem o Vale como seio territorial e fonte de desenvolvimento”, ressaltou Salgado.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 12.06.12)

Data: 12/06/2012