topo_cabecalho
Concluintes de Engenharia de Biossistemas da UFCG terão registro no CREA

Curso é ministrado no campus de Sumé

 

Na última semana, foi realizada uma reunião pelo Sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) na cidade de Campina Grande, PB, quando foram feitas avaliações de estruturas curriculares de cursos de graduação que deverão ter seu registro profissional concedido e fiscalizado através do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) nos Estados. O curso de Engenharia de Biossistemas foi incluído nesta lista, beneficiando os futuros concluintes desse curso no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé.

 

“Apesar da inclusão do curso de Biossistemas na lista, o prazo estipulado para que os Conselheiros do CONFEA pudessem avaliar a estrutura curricular, docentes vinculados ao curso, PPC dentre outros itens, através do sistema E-MEC já prescreveu. Mesmo assim, o MEC fará o reconhecimento deste curso sem o parecer do Conselho”, informou o professor Hugo Morais de Alcântara, coordenador do curso de Biossistemas, que esteve presente à reunião.

 

“Todos os cursos ofertados no CDSA tem autorização de funcionamento, o que é previsto para as IFES devido à autonomia. Estamos aguardando a visita para reconhecimento deste curso. O que em breve acontecerá também para os cursos de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Engenharia de Produção, Tecnologia em Gestão Pública e em Agroecologia, Licenciatura em Educação do Campo e em Ciências Sociais”.

 

“Participei da reunião do CONFEA para entender como acontece o procedimento de habilitação profissional dos egressos que se formam em cursos cuja nomenclatura não foi prevista nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Bacharelados e Licenciatura. Na oportunidade apresentei o curso e a estrutura curricular do Curso de Bacharelado em Engenharia de Biossistemas com ajuda dos professores José Wallace Barbosa e José Geraldo Vasconcelos Baracuhy (ambos da UFCG) e dialogamos sobre o exercício profissional dos egressos deste curso”, disse o professor.

 

“Na última terça-feira, 5, participamos de audiência com o reitor da UFCG, Thompson Mariz, conselheiros do CREA-PB e do CONFEA, presidente da ABEAS, professores da UFCG onde evidenciamos a necessidade de regulamentação do exercício profissional nas Engenharias com nomenclaturas não previstas nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Bacharelado e Licenciaturas”.

 

De acordo com o professor, na ocasião, foi solicitado, através dos conselheiros do CONFEA, aos Conselheiros do CREA-PB uma inserção na nomenclatura do Curso de Engenharia de Biossistemas na Paraíba e uma recomendação de que também possa ser feito o acompanhando na USP (instituição que também mantem um curso de Engenharia de Biossistemas) o mesmo procedimento junto ao CREA-SP, dando suporte na justificativa para que as câmaras locais dos CREA na Paraíba e em São Paulo promovam esta inserção da nomenclatura deste curso.

 

Com isto, afirma o professor, evitaria o sombreamento em alguma outra profissão já regulamentada mas com restrições, como ocorre atualmente com o Engenheiro Ambiental, por exemplo. “Recebemos todo o apoio e disposição de ajuda por parte da presidente do CREA-PB e a solicitação de que pudéssemos montar junto à entidade a justificativa de inclusão desta nomenclatura. Após a sua inclusão em nível estadual este processo é remetido ao CONFEA em Brasília para apreciação em Assembleia”.

 

“Estou iniciando a montagem do documento solicitado pelo CREA-PB e espero a colaboração de todos neste processo. Fiquei animado com as palavras que ouvi sobre a nossa estrutura curricular proposta e da disposição dos conselheiros presentes na audiência com o reitor de ajudar no que for possível para obtermos êxito em tal solicitação”.

 

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)


Data: 12/06/2012