topo_cabecalho
Seminário no Senado Federal destaca UFCG como referência em Inovação

Evento aconteceu na última quinta-feira

 

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi destaque no Seminário Caminhos para a Inovação, realizado na última quinta-feira, 14, pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática  (CCT) do Senado Federal, em Brasília. Os senadores Cristovam Buarque (representando a CCT), Vital do Rego (autor da iniciativa) e Luiz Antonio Elias (secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia) abriram o evento.

 

Realizado no auditório Interlegis, o seminário foi composto por dois painéis de debates, coordenados pelo médico e neurocientista Miguel Nicolelis e pelo físico e astrônomo Marcelo Gleiser, e duas apresentações de Cases de Inovação, um dos quais focando a UFCG como referência em inovação tecnológica.

 

A universidade campinense foi apresentada pelo diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), Wellington Mota, e pelo professor Marcelo Sampaio de Alencar, do Departamento de Engenharia Elétrica e presidente do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (IECOM).

 

“Dentre os projetos de pesquisa que desenvolvemos, destaquei o Cidades Inteligentes”, observa Marcelo Sampaio. Ele explica que o projeto prevê a criação de uma infraestrutura energeticamente eficiente, com baixo custo de implantação, para suporte a serviços de utilidade pública.

 

“Consistirá de uma rede em malha sem fio, alimentada por energia solar, que utilizará técnicas modernas de economia de energia e proverá suporte à integração de sensores diversos”, resume.

 

O custo Brasil, enfrentado pelos empreendedores que desejam investir no país, foi um dos pontos cruciais abordados no seminário. Dados oficiais apontam que o custo para investir na China e nos países do leste asiático é metade do que um empresário precisa enfrentar para empreender no Brasil.

 

O primeiro resultado prático do seminário foi o anúncio feito pelo senador Cristovam Buarque. Ele apresentará um projeto de lei obrigando todo bolsista de pós-graduação de órgão público a dedicar quatro horas semanais a palestras sobre ciência em colégios.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 18.06.12)


Data: 18/06/2012