topo_cabecalho
Qualquer um pode ser um gênio, diz especialista

Se você sempre quis ser um gênio em alguma coisa, veja algumas dicas para ser bem sucedido sem precisar ter um QI extraordinário

 

O escritor Garth Sundem é autor de diversos livros sobre a inteligência e o cérebro. Em uma de suas obras mais recentes, intitulada “Brain Trust”, Sundem conversou com centenas de cientistas sobre as habilidades e capacidades do cérebro humano e como podemos aproveitá-las ao máximo. De acordo com o psicólogo da Universidade da Califórnia, Dean Keith Simonton, uma das categorias de gênios é aquele com realizações excepcionais em determinada categoria.

 

Simonton explica que qualquer um pode ser um “Michelangelo” em alguma coisa. “Algumas vezes leva mais tempo que o normal para achar essa categoria”, ele diz. Mas se você ainda não a encontrou, continue procurando. Pois, uma vez que tiver encontrado, seja ela em qualquer área de atuação, “leva em torno de uma década de trabalho duro para que as pessoas consigam desenvolver o domínio de habilidades específicas”, diz o psicólogo.

 

Encontrar a sua especialidade pode levar tempo, mas é essencial para que você consiga ser bem-sucedido. Concentrar suas habilidades em uma ocupação específica é a chave. Essa descoberta não acontecerá de repente, como se caísse do céu, muito pelo contrário, você deve procurá-la naquilo que já faz bem. Ela pode ser relacionada à sua profissão ou à algum hobby praticado nas horas livres.

 

Ao encontrar sua categoria, saiba valorizá-la. Para ser um gênio, você não precisa escolher física quântica. Pode ser, por exemplo, em ocupações aparentemente mais simples - como a carpintaria -, mas que exigem a mesma aplicação e expertise.

 

(Universia Brasil)


Data: 25/06/2012