Universidades estaduais pagam mais que federais

O valor só é maior que os vencimentos dos docentes da Universidade Estadual de Londrina (a maior do Sul), que são de R$ 7.451.

Entre essas estaduais analisadas, o maior salário é o da USP (R$ 8.715).

Um dirigente que negocia salários por parte dos reitores disse reservadamente que reconhece que os vencimentos e a carreira dos professores devem ser melhorados.

Ele afirmou que há perda de professores para instituições estaduais, mas que as saídas são principalmente para empresas privadas e outros postos públicos.

Um analista de finanças iniciante na Controladoria Geral da União, por exemplo, pode ganhar R$ 12.960 ao mês. Um docente de universidade federal, em final de carreira, recebe R$ 12.225.

DISPUTA

O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Amaro Lins, afirma que, apesar dos valores inferiores aos das escolas estaduais, há migração de docentes destas instituições para os novos campi das federais.

"As federais em geral têm condições melhores de pesquisa. A exceção é São Paulo, que possui um sistema universitário consolidado."

COMPOSIÇÃO SALARIAL

No modelo reivindicado pelo Andes (sindicato docente), os salários praticamente dobram. Além disso, seria alterada a composição salarial. Hoje, metade do valor recebido provém de uma gratificação.

O pedido é que seja tudo integrado ao vencimento básico, o que dá mais segurança a futuros reajustes.

O governo não divulgou data para negociação.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, já sinalizou publicamente ser preciso equilibrar a melhoria da rede com as limitações orçamentárias, principalmente num momento de crise na Europa.

(Folha de SP)

Data: 02/07/2012