Festival Internacional de Música de CG pode ter parceria com o de Londrina

Anúncio foi feito na abertura do evento, na noite desta segunda, no Teatro Municipal

Uma proposta inesperada de parceria com o Festival de Música de Londrina, no Paraná, coroou a solenidade de abertura do III Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMCG), na noite desta segunda-feira, dia 2, no Teatro Municipal Severino Cabral.

Diante de uma plateia lotada, o diretor artístico do Festival de Londrina, Marco Antonio de Almeida, destacou a organização do evento campinense, sugerindo a cooperação entre os festivais como forma de engrandecer a cultura dos dois estados.

“Como o nosso festival de Londrina acontece sempre na última quinzena de julho e o de Campina, na primeira, poderemos somar forças e reduzir custos, trazendo importantes benefícios para os dois eventos”, observou o músico, após receber, das mãos do reitor em exercício da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edílson Amorim, e da reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves, o prêmio Radegundes Feitosa, pelo trabalho desenvolvido em prol da música em âmbito nacional. Também presente, a assessora da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria José de Queiroz Ferreira.

O diretor artístico do FIMCG, professor Vladimir Silva, exaltou o crescimento do evento. “Passamos de 23 professores, ano passado, para 45 este ano, e dobramos o número de alunos, de 100 para 200”, comemorou, solicitando uma saudação especial às entidades realizadoras do evento e aos músicos do Brasil, Argentina, Áustria, Coreia, Estados Unidos, França, Inglaterra, Israel e Itália que compõem o corpo docente do festival.

O Festival Internacional de Música de Campina Grande é promovido pela UFCG, em conjunto com a UEPB e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, e prossegue o próximo sábado, dia 7, com a participação de 45 músicos professores, de nove países, e cerca de 200 alunos de todo o Brasil.

Programação

Uma programação descentralizada marca a edição deste ano, com concertos diários (à tarde e à noite) no Teatro Municipal, além de apresentações na UFCG, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na Facisa e no Mosteiro das Clarissas. A primeira noite do evento contou com apresentações do Quinteto Sopro Novo Yamaha - com a estreia nacional do espetáculo Cambia-, de Marco Antonio de Almeida, ao piano, e do Quaternaglia Guitar Quartet.

Terça

Nesta terça, dia 3, apresentam-se no Teatro Municipal, a partir das 20h, a pianista paulista Eudóxia de Barros e a soprano americana Kathy Kessler Price, juntamente com a também americana Karen Murphy ao piano. No Mosteiro das Clarissas, às 19h, voltam a se apresentar o Quinteto Sopro Novo Yamaha e o Quaternaglia Guitar Quartet.

Quarta

A programação desta quarta, dia 4, começa com o Concerto da Maturidade “Serenata para a Lua”, a partir das 15h, no Teatro Municipal, com o trombonista Jean Márcio Souza e o pianista Rodrigo Melo executando, dentre outras, obras de Luiz Gonzaga em parceria com Humberto Teixeira e Zé Dantas.

À noite, no Teatro Municipal, a programação prossegue, às 20h, com a Orquestra de Contrabaixos Tropical, Radegundis Tavares (trompa), Nailson Simões (trompete), Jean Márcio Souza (trombone) e a pianista coreana Hye-Youn Park., enquanto que no Mosteiro das Clarissas, voltam a se apresentar Eudóxia de Barros, Kathy Kessler Price e Karen Murphy.

Confira aqui a programação completa.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 03.07.12)

Data: 03/07/2012