Conselho Estadual de Cultura prestigia Festival Internacional de Música de CG

Prestigiando a realização do III Festival Internacional de Música de Campina Grande, o Conselho Estadual de Cultura reuniu-se nesta quarta-feira, dia 4, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Presidido pelo secretário de Cultura, Chico César, o Conselho foi recepcionado pelo reitor em exercício da UFCG, Edílson Amorim, que destacou o esforço da universidade nestes 10 anos de criação, em também apoiar as atividades culturais da região, através de diversos projetos acadêmicos. “Ficamos lisonjeados, portanto, em sediar a reunião de um Conselho tão importante para a o desenvolvimento artístico de nosso estado”, disse.

O convite para que a reunião deste mês acontecesse em Campina Grande partiu do professor da UFCG e coordenador artístico do Festival, Vladimir Silva, ele também um dos 46 membros titulares do Conselho. “Numa semana em que a cidade respira cultura, nada mais justo que a reunião do Conselho fosse realizada aqui”, comentou, convidando os conselheiros a prestigiarem as apresentações musicais do evento.

O Conselho Estadual de Cultura reúne-se uma vez por mês e é formado por representantes do poder público, da sociedade organizada e da classe artística. Dentre os temas debatidos na reunião desta quarta, a Lei Canhoto da Paraíba e o Festival de Artes de Areia.

Festival Internacional

A programação do Festival Internacional de Música de Campina Grande desta quinta-feira, dia 5, começa às 15h com a apresentação de Jean Márcio e Rodrigo Melo no auditório da Facisa, enquanto a pianista Eudóxia de Barros e a Orquestra de Contrabaixos Tropical tocam no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG.

À noite, o Mosteiro das Clarissas servirá de palco para o concerto Uma Noite no Barroco, com Ângela Perazzo (violino), Moisés Pena (oboé), Heleno Costa (fagote), Edmundo Hora (cravo) e a Orquestra de Contrabaixos Tropical. A apresentação começa às 19h.

Às 20h, o Teatro Municipal receberá Lucas Robatto (flauta), Nailson Simões (trompete), as pianistas Karen Murphy e Hye-Youn Park, e o espetáculo Domitila, de João Guilherme Ripper, com Neti Szpilman (soprano), Batista Junior (clarinete), Janaina Salles (violoncello), Priscila Bomfim (piano e direção musical), Alexandre Farias (iluminação), André Garcez (direção de produção) e Luiz Kleber Queiroz (direção). O espetáculo encena o dia em que a Marquesa de Santos escreve sua última carta ao imperador e amante Pedro I.

Confira aqui a programação completa.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 04.07.12)

Data: 04/07/2012