Videoclipe produzido por aluno da UFCG vira hit na internet

Projeto de Fernando Ventura faz parte de seu trabalho de conclusão do curso de Arte e Mìdia

Um videoclipe produzido por alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está se tornando um dos grandes hits da internet. Postado há menos de dois dias no Youtube, o vídeo já foi visualizado mais de 30 mil vezes e já repercute na mídia nacional.

“Está tudo acontecendo muito rápido. Já fui procurado pela MTV, Multishow e Globo.com, isso tudo em apenas um dia!”, comenta o ainda assustado Fernando Ventura, autor da música e diretor do videoclipe.

Ele explica que o projeto, na verdade, integra seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “É um trabalho de direção de artes integradas, do curso de Arte e Mìdia, desenvolvido para a disciplina Projeto Multimídia, sob orientação do professor Helton Paulino”, esclarece.

Segundo Fernando, o trabalho compreende a assessoria e direção artística de uma banda fictícia, a Grandphone Vancouver, e inclui direção musical e videográfica, com a gravação de três canções de sua autoria e a produção do videoclipe da faixa Miss Me.

No vídeo, ele faz uma homenagem a 25 videoclipes que marcaram a história da música. É possível encontrar, por exemplo, referências a clipes famosos, como Thriller, de Michael Jackson, e Take on Me, do A-Ha, entre outros.

“A ideia inicial era totalmente diferente. Pensava em gravar a mim tocando piano, com labaredas de fogo ao redor. Depois, pensei em incluir alguma referência a Bob Dylan, e o restante foi surgindo naturalmente”, lembra.

O vídeo, que dura 4min18seg, foi gravado no dia 20 de maio, um domigo, na rua Maciel Pinheiro, no Centro de Campina Grande. A rua foi interditada pela Prefeitura para que a produção pudesse ser realizada e o vídeo foi todo feito em plano-sequência, ou seja, numa só tomada, sem interrupção da gravação.

“A intenção era que o clipe fosse feito à luz do dia, mas só deixamos para ensaiar no dia e quando começamos a gravar, já era noite. No final, o resultado saiu bem melhor, pois as luzes da rua deram um toque todo especial”, confessa.

Ao todo, foram gravadas 25 tomadas, sendo que apenas a última foi utilizada. “Se qualquer coisa desse errado, tínhamos que voltar para o início. Foi muito complicado”, explica, reconhecendo a colaboração das mais de 70 pessoas envolvidas na produção, a maioria formada por alunos dos cursos de Arte e Mídia e Comunicação Social da UFCG, todos voluntários. O trabalho durou das 7h às 19h.

Veja aqui o clipe.

Fernando Ventura é natural de Campo Formoso, na Bahia, e se mudou para Campina Grande em 2005 para estudar Engenharia Civil na UFCG. “Tentei por três vezes ingressar no curso de Arte e Mídia, o que só consegui em 2008”, comenta, feliz por ter feito a opção certa. Ele deve fazer a apresentação do TCC logo após o final da greve dos professores das universidades federais.

O curso de Arte e Mídia da UFCG, criado em 1999, é o único no país a formar profissionais aptos a atuar como diretores em diversas áreas, como Publicidade, Música, Animação Gráfica, Produção de Áudio e Vídeo e Produção Multimídia. Dura em média quatro anos e é ministrado no campus de Campina Grande.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG – 05.07.12)

Data: 05/07/2012