Emoção marca final do Festival Internacional de Música de Campina Grande

Homenagens a Ronaldo Cunha Lima e Luiz Gonzaga deram o tom da solenidade

Após uma semana de intensa efervescência cultural, com apresentações de música erudita em vários pontos da cidade, chegou ao fim, na noite do último sábado, dia 7, o III Festival Internacional de Música de Campina Grande.

Diante de um público surpreendente, que lotou as dependências do Teatro Municipal Severino Cabral, a solenidade foi marcada por homenagens a duas personalidades nordestinas: o rei do baião Luiz Gonzaga, que completaria 100 anos este ano, e o poeta e político Ronaldo Cunha Lima, falecido naquele dia.

“Ele deixa de estar conosco e passa a viver em nós”, disse a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves, apoiada pelo pró-reitor de Ensino da UFCG, Vicemário Simões, representando o reitor Thompson Mariz, que lembrou a expressiva participação do então senador Ronaldo Cunha Lima na luta em favor da criação da UFCG.

Em homenagem ao poeta paraibano, o produtor cultural da UFCG, Aluízio Guimarães, ao som dos arranjos do violonista Thiago Abdalla, recitou o famoso poema Habeas Pinho.

A obra é, na verdade, uma petição judicial em forma de versos, datada de 1955, do então advogado Ronaldo Cunha Lima, pedindo a liberação de um violão. O instrumento musical, que embalava a serenata de um grupo de amigos, havia sido apreendido pela polícia. A petição acabou sendo deferida pela Justiça e o documento entrou para a história da magistratura.

A noite também foi marcada pela entrega da Medalha Luiz Gonzaga ao professor José Nobre de Medeiros, por sua atuação na preservação da memória do rei do baião. Ele é o criador e mantenedor do Museu Fonográfico Luiz Gonzaga, em Campina Grande.

Os pronunciamentos foram encerrados com uma boa notícia: até o final do ano, será criada a Orquestra Sinfônica de Campina Grande, numa parceria entre a UFCG e a UEPB. O anúncio foi feito pelo coordenador musical do festival, Vladimir Silva. “Não tenho palavras para descrever minha alegria”, disse, solicitando uma saudação especial às entidades realizadoras do festival e a todos os que participaram da realização do evento.

A principal atração musical da noite foi a execução daMissa Alcaçuz Kyrie, de Danilo Guanais, pelo Coro em Canto da UFCG, Coro de Câmara de Campina Grande, Coro e Orquestra do Festival, sob regência de Vladimir Silva, reunindo várias influências musicais, do canto gregoriano medieval a cantadores, rabequeiros e repentistas.

O encerramento ficou por conta da Campina Jazz Band, composta por alunos da UFCG, que animou a platéia com um repertório variado, que ia de Joe Garland e Glenn Miller a Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Sivuca.

Os concertos gravados podem ser assistidos pela internet, através do link http://www.fimcg.art.br/aovivo/index.html.

O III Festival Internacional de Música de Campina Grande foi promovido pela UFCG, em conjunto com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, com a participação de 45 músicos professores, de nove países, e cerca de 200 alunos de todo o Brasil

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 09.07.12)

Data: 09/07/2012