UFCG orienta agricultores através de programa de rádio em Sumé

Ação é uma parceria do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri da UFCG e a Rádio Cidade de Sumé

O Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) do Centro de Desenvolvimentos Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, está realizando semanalmente, na Rádio Cidade de Sumé (1.270 Khz), o programa Matutando Agroecologia nas Ondas do Rádio”. Orientações e dicas sustentáveis direcionados ao homem do campo são os assuntos abordados no programa.

O programa tem como proposta de divulgar as atividades e eventos do CDSA no campo, sensibilizar e capacitar os atores locais quanto ao uso e manejo sustentável do solo, preparar estudantes dos cursos de Agroecologia e Engenharia de Biossistemas em aspectos relativos ao manejo sustentável do solo e à comunicação e uso de ferramentas ligadas ao veículo rádio no meio rural, bem como, abrir oportunidade para a discussão de temas ligados ao mundo rural.

“O rádio evidencia-se como um instrumento de educação popular, sobretudo quando sua programação é veiculada para um público individualizado ou direcionada para uma comunidade”, explica a professora Adriana Meira Vital, coordenadora do projeto.

“Esta nossa proposta de educomunicação tem como base o uso sustentável dos recursos naturais, mais especificamente os recursos do solo, florestais (Caatinga) e hídricos e a interação entre estes dois, levando ao agricultor a ciência em linguagem popular, esclarecendo e criando um ambiente reflexivo que permita a inserção crítica e ativa de diferentes atores sociais”.

Além da “prosa ao pé do rádio”, os integrantes da equipe saem à rua, nas segundas-feiras, para conversar com os agricultores, buscando suas dúvidas e interesses.

O programa, que é uma parceria da Rádio Cidade de Sumé e PASCAR/CDSA, acontece nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, a partir das 16h. A apresentação é feita pelos estudantes Darlan Ramos, Nívea Dias e Paolla Leite, coordenados pela professora Adriana Vital.

(Rosenato Barreto – CDSA/UFCG)

Data: 13/07/2012