topo_cabecalho
Observatório da UFCG monitora fenômenos luminescentes no espaço

Últimos resultados serão apresentados em congresso internacional na Índia

 

Cientistas espaciais de todo o planeta estarão reunidos a partir do próximo sábado, dia 14, em Mysore, na Índia, durante a realização do 39º Congresso do Comitê de Pesquisa Espacial (Cospar, na sigla em Inglês).

 

“É um evento privilegiado para apresentação dos resultados mais importantes na pesquisa espacial, sendo considerado um ponto focal para o desenvolvimento de novos conhecimentos e para a discussão de problemas que podem afetar a pesquisa científica nesta area”, comenta o professor Amauri Fragoso, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que vai apresentar os mais recentes resultados obtidos no Observatório de Luminescência Atmosférica da Paraíba (OLAP), da UFCG, sobre as frentes mesosféricas, também denominadas pororocas mesosféricas.

 

“A pororoca mesosférica é um fenômeno luminescente que ocorre na atmosfera e que recebe essa denominação devido à semelhança com o que ocorre nos rio e canais na Amazônia”, esclarece o pesquisador. Ele explica que a pororoca dos rios resulta do fato das águas irem represando o fluxo da maré, formando um desnível crescente que, em dado instante, rompe o equilíbrio e forma ondas que se precipitam rio acima em sentido contrário à correnteza do rio. “Evento similar ocorre na atmosfera”, diz.

 

As pesquisas em Luminescência Atmosférica tiveram início em 1997 com a instalação do OLAP na Estação Experimental na UFCG, no município paraibano de São João do Cariri. Desde então, o observatório vem desenvolvendo estudos importantes no monitoramento de fenômenos científicos, em parceria com diversas entidades nacionais e internacionais.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG – 13.07.12)


Data: 13/07/2012