topo_cabecalho
UFCG constrói Núcleo de Bioengenharia do Semiárido em Sumé

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, está construindo o prédio do Núcleo de Bioengenharia do Semiárido (NBS), que abrigará laboratório e a empresa júnior com mesma denominação. A obra está sendo tocada pela Prefeitura do Campus através de sua equipe de profissionais.

O prédio terá uma área total de 126 metros quadrados e comportará um ambiente principal de bancadas, duas salas com câmaras de fluxo laminar, uma sala de fotodigitalização, uma sala de cultivo in vitro e outra para manuseio de biomoléculas, além de banheiros. 

O Laboratório do Núcleo de Bioengenharia do Semiárido terá caráter sistêmico e interdisciplinar e considerado uma interface de ciências básicas e suas derivações como biologia, química, matemática, bioquímica, engenharia química e industrial, microbiologia, melhoramento genético, engenharia genética, informática, automação e a engenharia clássica.

A Bioengenharia Moderna possui papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias aplicáveis à Saúde, Agricultura e ao maior desafio jamais imposto à humanidade: o desenvolvimento econômico atrelado ao uso sustentável do meio ambiente.

O NBS tem como linhas de pesquisa: O melhoramento genético da soja para estresses abióticos do Semiárido; Avaliação biométrica de sorgo sacarino, granífero e forrageiro com aplicações no Cariri paraibano; Bioprospecção de plantas do semiárido brasileiro com potencial farmacológico e, Utilização da bioengenharia no desempenho da palma forrageira.

(Rosenato Barreto – CDSA/UFCG)


Data: 16/07/2012