4 técnicas de estudo estranhas que geram bons resultados

Estudar conteúdos complexos e entediantes pode ser um problema para a aprendizagem. Algumas técnicas de estudo estranhas têm o poder de ajudar você a trabalhar os conceitos mais chatos. Aprenda essas técnicas

Pode parecer má vontade dos estudantes, mas só quem passa por isso entende como pode ser difícil assimilar um conteúdo complexo ou mesmo entediante. É comum, inclusive, encontrar alunos recorrendo às técnicas mais inusitadas para resolver esse problema.

A necessidade de entender e memorizar o conteúdo leva os estudantes a procurar as técnicas mais absurdas, mas será que elas realmente funcionam? Confira a seguir 4 técnicas consideradas esquisitas, mas que têm o poder de ajudar na memorização e compreensão de conceitos acadêmicos:

1. Exagerar conceitos

Essa técnica consiste em exagerar a ideia-chave de um texto até o ponto em que seja fácil lembrá-la especialmente pela sua exclusividade. Imagine, por exemplo, que você precise lembrar-se do nome de um nobre barão do século XIX que morreu com um tiro. Para manter essa ideia fixa na sua memória você poderia imaginar, por exemplo, que o nobre morreu com um tiro de canhão ou mesmo por uma bala gigante, de mais de um metro de diâmetro. Desta maneira seu cérebro cria uma singularidade irreal e exagerada que fica “presa” na sua mente por mais tempo.

2. Associar palavras e conceitos

A técnica da associação sugere que o estudante estabeleça conexões entre ideias, conceitos e palavras que devam ser memorizados. Por exemplo, ligar a cor de uma bandeira com a sua cor favorita, ou buscar semelhanças entre personagens históricos e pessoas próximas a você.

A técnica também permite associar conceitos distintos de uma só vez. Imagine que você está lendo um texto relacionado com a evolução da tecnologia e, por outro lado, tem uma prova de história sobre a I Guerra Mundial; para memorizar os dois conceitos é possível criar uma história paralela à evolução do armamento e da tecnologia e como isso influenciou o conflito armado.

3. Criar um contexto de estudos

Uma boa técnica para recordar os conceitos-chave de uma matéria é estudá-la em voz alta e quando aparecerem informações que você não pode deixar de fora, marcá-las por um gesto incomum. Por exemplo, se você pretende lembrar que uma das causas da hipertensão é o cigarro, toda vez que repetir essa informação em voz alta imite o gesto de um fumante com o seu cigarro. Mais tarde, quando você precisar dessa informação, você verá a si mesmo levando as mãos à boca de forma inconsciente e não vai sequer precisar se esforçar para lembrar o que aquilo significa. Talvez os seus colegas achem você um pouco estranho, mas uma nota alta pode compensar o problema.

4. Transformar a matéria em música

Embora a técnica seja bastante conhecida para recordar fórmulas e elementos químicos, poucos estudantes tentam aplicá-las a outras matérias. Mas se funciona para matemática ou química, por que não funcionaria com biologia ou português, por exemplo? Sente-se em frente ao texto que você não consegue entender e transforme-o em uma música – de preferência aquelas chatas, que grudam na cabeça. Na hora da prova você vai cantar a música e lembrar dos conceitos contidos nela.

(Universia)

Data: 20/07/2012