topo_cabecalho
Economia Criativa é tema de colóquio nacional em Campina Grande

Evento foi realizado pelo Ministério da Cultura

 

Artistas, pesquisadores, produtores culturais e gestores participaram nesta quinta-feira, 26, no Cine Teatro do Sesc Centro, em Campina Grande, do 1º Colóquio Celso Furtado de Cultura e Desenvolvimento, evento realizado pela Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC) com o objetivo de debater um projeto nacional de desenvolvimento no âmbito da economia criativa.

 

Esse é o primeiro encontro de cinco que serão realizados em todas as regiões do país e acontece no dia em que o economista paraibano Celso Furtado completaria 92 anos.

 

A abertura do evento, pela manhã, contou com a presença da secretária da Economia Criativa, Cláudia Leitão, que falou sobre os projetos da secretaria, criada há pouco mais de um mês.”Nosso objetivo é tornar a cultura um eixo estratégico nas políticas públicas de desenvolvimento do Estado brasileiro”, afirmou, prometendo priorizar o apoio aos profissionais e aos micro e pequenos empreendimentos criativos brasileiros.

 

À tarde, aconteceram os Diálogos Criativos, onde foram levantadas as demandas da região Nordeste no âmbito da economia criativa. A ideia é que as sugestões possam subsidiar políticas e implementação de ações e estratégias da Secretaria de Economia Criativa que possam contribuir para a conquista das metas do Plano Nacional de Cultura.

 

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi representada pelo produtor cultural Aluízio Guimarães, que destacou a importância em participar do evento. “Nos sentimos orgulhosos de presenciar, aqui em Campina Grande, este momento de reflexão acerca da tão sonhada sustentabilidade social e, por consequência, cultural”, disse, ressaltando que a UFCG já é um importante personagem que interpreta a cultura como um elemento para o desenvolvimento regional.

 

“Já vivenciamos muitas ações, assim como o Festival Internacional de Música de Campina Grande, as ações já conhecidas da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, através dos cursos de Música, Arte e Mídia e Educomunicação e a possibilidade de implantação de um Centro de Artes, atendendo ao tripé Pesquisa, Ensino e Extensão”, adiantou.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 26.07.12)


Data: 26/07/2012