Reforma do imóvel que abrigará o CITTA está em estágio avançado

Obras contam com aporte de quase meio milhão em investimentos do Governo do Estado

A reforma do imóvel para instalação do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo - CITTA - está bastante avançada. As obras que iniciaram em março, deste ano, devem ser concluídas até setembro. Sua materialização resulta da parceria e do esforço conjunto envolvendo o Governo do Estado da Paraíba e a Fundação PaqTcPB, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande,  Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, Seviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas - Sebrae, Associação Comercial de Campina Grande - ACCG, as Universidades Federal de Campina Grande e Estadual da Paraíba - UFCG e UEPB, respectivamente, a Financiadora de Estudos e Projetos - Finep - e o Governo Federal.

Quando instalado, o CITTA irá atuar de forma cooperativa e não concorrente, com as empresas consorciadas e demais organizações, do Estado da Paraíba e do Nordeste, no sentido da obtenção de sinergia sistêmica, em oposição à duplicação de esforços, formando parcerias, inclusive para captação de recursos à região.De acordo com Francilene Garcia, diretora geral da Fundação PaqTcPB, "a cooperação deverá se dá, naturalmente, em pelo menos três dimensões: agregação de valor ao portfólio de serviços dos Parques (serviços inteligentes e auto-sustentáveis demandados pelas empresas da região e governos estaduais e municipais em apoio aos processos de inovação – a exemplo da implantação de nuvem privada para prestação de serviços básicos de TI e oferta de serviços de prototipagem e testes de produtos); intensificação da captação de investimentos privados de risco (incentivo ao surgimento de empreendimentos de venture capital na região); e instalação de uma rede para promoção de empreendimentos inovadores com orientação social (mapeamento e disseminação de tecnologias de domínio público e de baixo custo)" destacou a diretora.

Com tal posicionamento estratégico, as ações integradoras e articuladas pelo referido Centro irão viabilizar uma melhor captação de oportunidades, ensejadas pela Lei de Inovação, Lei do Bem e demais instrumentos de apoio às Inovações Tecnológicas.Sua instalação se configura como um importante atrativo para a chegada de grandes empresas ou centros de P&D de empresas interessadas na mão de obra qualificada no Estado.Sobre o interesse de grandes empresas se instalarem no local, Francilene Garcia adianta que " a Accenture já se encontra instalada em Campina Grande, há uma grande possibilidade de ela se transferir para a nova área de expansão do Parque - o CITTA. Com o Instituto Fraunhofer já temos uma parceria em andamento para implantação e operação do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O NUTES consiste na estruturação de um centro de especialização em engenharia biomédica apto a executar atividades nas áreas de engenharia clínica, validação de software embarcado em equipamentos médicos, design e manipulação de imagens médicas. Há uma forte expectativa de que esta parceria se consolide ainda mais com a instalação de uma unidade do instituto na área do CITTA. Com a Eletrobrás temo s uma parceria em andamento para instalação de um Centro de Excelência em Eficiência Energética do Nordeste - o Centro irá fornecer orientação continuada à Eletrobrás e ao PROCEL no que se refere à implantação de sistemas de geração distribuída, sob o ponto de vista da eficiência energética em prol do sistema elétrico e da sociedade brasileira. Outras negociações estão em andamento".

Infraestrutura

A área desapropriada para a implantação do CITTA possui cerca de 17.454 m², localizada na Zona Especial de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da cidade – Pólo Tecnológico de Bodocongó.

Trata-se de um retrofit das instalações de uma antiga fábrica têxtil, estrategicamente bem situada numa via principal de acesso da cidade e às margens do açude de Bodocongó. Neste renascimento serão utilizadas tecnologias avançadas e materiais modernos, trazendo mais conforto, segurança e funcionalidade, mantendo, no entanto, as características originais das edificações existentes, como forma de preservar a memória e a história.

A área na qual o CITTA estará sendo instalado também contempla: Áreas para estacionamento; Áreas verdes permeáveis; Infra-estrutura e acesso para portadores de necessidades especiais; Docas para carga e descarga.

Dentre as atividades a serem conduzidas pelo CITTA, destacam-se:

·Implantação de serviços inteligentes auto-sustentáveis às empresas da região e aos governos estaduais e municipais para apoiar os processos de inovação;

·Oferta de instalações e outras facilidades de infraestrutura, comunicação e logística para as empresas inovadoras consorciadas;

·Organização de serviços de informação tecnológica às empresas, governos e universidades da região, e em particular do Estado da Paraíba;

·Estímulo ao surgimento de empreendimentos de venture capital para gerar oportunidades de investimento de risco para as empresas consorciadas.

·Realização de estudos, projetos e pesquisas orientados à geração, apropriação e compartilhamento de conhecimentos necessários à promoção de inovações tecnológicas;

·Mapeamento de tecnologias de domínio público e de baixo custo para promoção de empreendimentos inovadores com orientação social.

(Geneceuda Monteiro - Assessoria de Imprensa - Fundação PaqTcPB)

Data: 01/08/2012