topo_cabecalho
Professor da UFCG apresenta estudo sobre homicídios no Nordeste em evento no RS

José Maria Nóbrega participa do 8º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política

 

O professor José Maria Nóbrega Júnior, assessor de pesquisa do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, apresentou na tarde desta quinta-feira, dia 2, no 8º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, em Gramado, Rio Grande do Sul, o trabalho “Segurança Publica e Homicídios no Nordeste”.

 

O evento acontece até este sábado, dia 4. Na ocasião o professor estará lançando seu livro “Homicídios no Nordeste: Dinâmica, relações causais e desmistificação da violência homicida”

 

A Associação Brasileira de Ciência Política é a principal instituição da área no Brasil e este ano insere a temática da violência e das instituições de segurança entre os temas relevantes da ciência política contemporânea.

 

Resumo do trabalho

 

A explosão da violência homicida no Nordeste mostra-se como grande obstáculo ao avanço democrático, pois atinge direitos básicos de cidadania. A desigualdade social e de renda e a pobreza não são fatores determinantes para o controle dos homicídios em taxas suportáveis. O problema está na “engenharia institucional”, ou seja, na eficácia das instituições responsáveis pela garantia da lei e da ordem. A boa gestão nas políticas públicas em segurança controla os homicídios em taxas toleráveis, contribuindo para a consolidação da democracia.

 

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)


Data: 03/08/2012