topo_cabecalho
Seminário Nacional de Combate à Desertificação será na UFCG

Os Ministérios do Meio Ambiente e da Educação realizam em Campina Grande o seminário Construção do Programa de Formação à Distância para Educação Contextualizada nas Áreas Susceptíveis à Desertificação. O evento se realizará de 17 a 19 de abril, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega da UFCG (foto), numa promoção da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos em parceria com as Secretarias de Educação Básica e de Educação à Distância e do Centro de Educação à Distância da Universidade de Brasília - CEAD/UNB.

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente - SECTMA, estabeleceu parcerias com a Secretaria de Educação Estadual, a Universidade Federal de Campina Grande, Embrapa, SEBRAE/PB, SUDEMA, INSA, FAPESQ, entre outros, a fim de viabilizar a realização do seminário na Paraíba. Estima-se um público de 150 especialistas que estudarão entre outros temas: Educação Contextualizada, Educação à Distância, além do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação - PAN Brasil.

O seminário terá como objetivo a construção de um programa capaz de atender aos professores do ensino médio e fundamental, que serão capacitados a realizar uma abordagem sobre meio ambiente, semi-árido e degradação de terras/desertificação, quando da transmissão das diversas disciplinas curriculares. A construção deste programa será o produto final dos três dias de seminário que incluirá mesas redondas e um total de quatro grupos de trabalho encarregados de sua redação final.

O evento é destinado aos educadores e profissionais com experiência nos temas em questão, com vagas limitadas.As inscrições estão sendo realizadas, via internet, com as técnicas do Ministério do Meio Ambiente, Vânia Trajano através do e-mail: vania.trajano@mma.gov.br, e Eliana Fernandes: eliana.souza@mma.gov.br.
 
Com Informações de Jack Laci, Gerente de Informação da SECTMA, (83) 3218-4399 / Cel. 9977-6672. jack@sectma.pb.gov.br.


Programação

17de abril de 2006 - segunda-feira

8h - Inscrições, Entrega de Materiais e Informações Logísticas
 
9h - Abertura Oficial. Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação, Governo do Estado da Paraíba e demais autoridades.
 
9h30 - Educação Contextualizada e o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação - PAN-Brasil , com João Bosco Senra, Secretário de Recursos Hídricos-MMA/Ponto Focal Nacional da CCD.
 
10h - Intervalo

10h20 - Mesa Redonda: Educação Contextualizada, com Josemar  da Silva Martins, da UNEB/RESAB, Edneida Rabêlo Cavalcanti, da Fundação Joaquim Nabuco, Durval Muniz de Albuquerque Júnior, da UFRN, e Marcos Sorrentino, do DEA/MMA. Moderador: professor Márcio Caniello, Coordenador da Universidade Camponesa da UFCG - UniCampo.

11h30 - Plenária
 
12h - Almoço
 
14h - Mesa Redonda: Educação Continuada a Distância: Contribuição para a Formação de Educadores, com o professor Bernardo Kipnis, do CEAD/UnB, Leila Lopes de Medeiros, Coordendora Geral de Capacitação e Formação em EAD /MEC, o Representante do Secretário de Educação Básica - MEC, e o Representante da ASA. Moderadora: professora Edna Brenna, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

15h40 - Plenária

16h10 - Intervalo

16h - Relatos de Experiências

Bloco 1
Projeto Unicampo – a confirmar
AGENDHA - Edvalda Pereira Torres Lins Aroucha
MOC /Rádios Comunitárias e Educomunicação na Região Sisaleira
 
17h15-  Plenária
 
17h30 - Relatos de Experiências

Bloco 2
IRPAA
Experiência do Colégio Nossa Senhora de Lourdes/PB, com José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy da UFCG/ABEAS
 
18h30 - Plenária

19h - Coquetel


18 de Março de 2006 - terça-feira

8h - Apresentação do Projeto  do Assentamento Rural de Pau Branco, com a pesquisadora Soadh Rathed

8h30 - Visita Técnica ao Assentamento Rural de Pau Branco

12h - Almoço
 
14h - Painéis
 
Painel 1 - Tema: Educação Contextualizada. Foco: Operacionalização do Programa de Formação em termos de Conteúdo e Estratégias Pedagógicas. Painelistas: Edmerson dos Santos Reis  (UNEB/DCH-III), Beatriz Mattos (UECE) e Representantes do IRPAA/RESAB/CENPEC.

Painel 2 - Tema: Educação a Distância. Foco: Operacionalização da Metodologia de Educação a Distância para o Programa de Formação. Painelista: Bernardo Kipnis (CEAD - UnB)
 
15h20 - Intervalo
 
15h50 - Construção de Propostas. Grupos de Trabalho. Grupo 1 - Moderador: Bernardo Kipnis, do CEAD/UNB, relator a ser definido. Grupo 2 - Moderador: Olgamir de Carvalho, do CEAD/UNB, relator a ser definido. Grupo 3 - Moderador: Fátima Guerra-, do CEAD/UNB, relator a ser definido. Grupo 4 - Moderador: Fátima Bruno, do CEAD/UNB, relator a ser definido.


19 de abril de 2006 - quarta-feira

8h - Construção de Propostas. Grupos de Trabalho. Grupo 1 - Moderador: Bernardo Kipnis, do CEAD/UNB, relator a ser definido. Grupo 2 - Moderador: Olgamir de Carvalho, do CEAD/UNB, relator a ser definido. Grupo 3 - Moderador: Fátima Guerra-, do CEAD/UNB, relator a ser definido. Grupo 4 - Moderador: Fátima Bruno, do CEAD/UNB, relator a ser definido.
 
14h - Plenária. Apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho - Sistematização do Programa de Formação Continuada a Distância para Educação Contextualizada nas Áreas Suscetíveis à Desertificação (ASD).
 
17h - Encerramento.


Data: 11/04/2006