topo_cabecalho
Pesquisa sobre uso de forrageira de ciclo curto é iniciada no CDSA

Verificar o comportamento do Milheto (planta forrageira de ciclo curto), cultivado em bases agroecológicas para utilização como alternativa de suporte às atividades pecuárias dos agricultores do Cariri Ocidental da Paraíba e testar o efeito de diferentes fontes orgânicas na produtividade da referida gramínea, é o objetivo de um projeto iniciado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé.

 

Essa pesquisa faz parte de uma grande proposta onde serão testadas outras gramíneas e leguminosas, herbáceas e arbóreas, objetivando a melhoria dos solos e disponibilização de biomassa para atender a demanda da atividade agropecuária do Cariri Paraibano, de maneira sustentável, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento local e regional.

 

O Milheto – Pennisetum americanum (L.) – é uma gramínea anual de origem africana, considerada o sexto cereal mais importante do mundo, empregado tradicionalmente com dois propósitos: seus grãos são usados para consumo humano, principalmente na África e na Índia, e a planta inteira pode ser utilizada como alimento para gado, na forma de capineira ou pasto.

 

A cultura apresenta além de rusticidade, ampla adaptabilidade aos ambientes semiáridos. É uma das plantas de maior eficiência na utilização da água e tem-se apresentado como excelente opção para cobertura dos solos nas áreas de plantio direto e como fonte de grãos e forragem para regiões com risco de oferta de água.

 

Com a manutenção da palha do milheto sobre o solo e a consequente criação de condições para o desenvolvimento e a manutenção da fauna microbiana, as pesquisas constataram maior aeração do solo e melhor distribuição dos nutrientes.

 

O projeto é coordenado pela professora Adriana Meira Vital e tem a participação de estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Centro.

 

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)


Data: 06/08/2012