Capes assina acordo para implementação de bolsas CsF no Japão

Foi assinado, no dia 30 de julho, memorando de entendimento para implementação de bolsas de estudo de graduação no Japão no âmbito do Programa "Ciência sem Fronteiras" entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Organização de Serviços Estudantis do Japão (Jasso).

Entre as obrigações das partes estão a divulgação do programa e a participação da seleção dos candidatos nos respectivos países. A Capes ainda será responsável pelo pagamento de bolsa, seguro-saúde, auxílio-instalação e auxílio viagem para os estudantes, assim como mensalidades e taxas acadêmicas quando não houver isenção para os estudantes participantes. Já a Jasso tem a tarefa de alocar o estudante em programas acadêmicos compatíveis com seu nível atual no Brasil e com o Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do país (MEXT).

Durante a missão no Japão, a comitiva também visitou universidades do país.

CsF

O Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e suas instituições de fomento - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Capes.

O CsF pretende propiciar nas áreas contempladas a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, objetivando promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos.

Mais informações pelo telefone 0800-616161, opção 7 e pelo formulário Fale Conosco.

(ACS/Capes)

Data: 07/08/2012