Professora e alunos do CDSA apresentam programa de extensão no Projeto Cooperar

Os membros do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, estiveram na última sexta-feira (10), na sede do Projeto Cooperar, em João Pessoa, apresentando os eixos temáticos do programa no Ciclo de Palestras “Desenvolvimento Sustentável” organizado por aquele órgão.

A participação ocorreu através de convite feito ao Pascar pelo gestor do Projeto Cooperar, Roberto da Costa Vital.

Na oportunidade, a coordenadora do Pascar, Adriana Meira Vital proferiu a palestra intitulada “Pascar e as alternativas para os agroecossistemas semiáridos”.  Os membros do programa Matutando Agroecologia nas Ondas do Rádio Darlan Ramos, Nívea Dias e Paolla Leite falaram para o público presente de sua experiência nesse processo de educomunicação.

O estudante Alexandre Limeira discorreu sobre a vivência nas escolas públicas que tem recebido as atividades do projeto Solo na Escola/UFCG, seja através da pintura com terra ou da construção dos canteiros ecológicos feitos com material reciclado.  Por fim, a presidente da Feira Agroecológica de Sumé e também aluna do curso de Agroecologia, Maria Helena da Silva, comentou sobre as dificuldades da construção do desenvolvimento sustentável local e da expectativa que acalenta como universitária e como extensionista voluntária do Programa na disseminação de boas práticas na produção de alimentos e na valorização dos produtos de origem agroecológica.

No final das apresentações, a professora Adriana e sua equipe responderam perguntas dos participantes do evento sobre as propostas e as ações já desenvolvidas pelo Pascar.

O consultor do Cooperar, Francisco de Assis Melo presenteou os membros do Pascar com seu livro “O método ITOG e a renda: a experiência do Projeto Cooperar”, que traz uma coletânea de textos para a utilização como material didático no apoio a oficinas de capacitação para o planejamento de projetos.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 13/08/2012