Ex-executivo cria rede para universitários evitarem buscar emprego em corporações

Quatro meses depois de deixar a diretoria de negócios corporativos do Google, Dave Girouard lançou a Upstart, serviço que incentiva universitários a evitarem a busca por emprego em corporações.

A ideia da Upstart é permitir que estudantes usem a internet para conseguir levantar recursos e, assim, começar seus próprios negócios.

Girouard diz que os jovens querem empreender, mas não arriscam por estarem preocupados com empréstimos que tomaram para fazer a faculdade.

Parte rede social, parte "crowdfunding", a Upstart oferece um fórum on-line para atrair financiadores, no qual os participantes postam perfis pessoais com sua história pessoal e objetivos.

Os apoiadores dos projetos -geralmente conhecidos, ex-alunos ou investidores- fornecem financiamento que varia em torno de US$ 20 e US$ 50 mil.

Em troca, fazem um acordo, que pactuam uma renda futura do empreendimento. Diferentemente das outras plataformas de "crowdfunding", a Uspstart incentiva que os financiadores sejam também mentores e ajudem no desenvolvimento dos projetos.

O serviço está disponível inicialmente para os alunos e recém-formados de cinco escolas -Dartmouth College, Rhode Island School of Design, Arizona State University, University of Michigan e University of Washington-, mas Girouard espera expandir para outras ainda no primeiro ano.

(Folha.com)

Data: 13/08/2012