Comissão do MS e do MEC realiza vistoria no Hospital Universitário

Técnicas do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação (MEC) realizaram na tarde desta terça-feira, 14, uma vistoria no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O procedimento atende a uma solicitação do reitor Thompson Mariz que, em reunião realizada no último dia 2, em Brasília, defendeu o não descredenciamento do hospital pelo Serviço Único de Saúde (SUS). Ele acredita que, após a vistoria, será discutida uma nova pactuação de serviços.

A suspensão do repasse dos recursos do SUS para o HUAC foi solicitada no último dia 11 de julho pela Secretaria Municipal de Saúde ao Ministério da Saúde, com a justificativa de que o HUAC descumpre os serviços pactuados com a secretaria.

O reitor, que atribui a não realização de alguns procedimentos a uma combinação de fatores - como a greve dos servidores e o cumprimento de prazos legais de licitações em algumas obras -, argumenta, entretanto, que havia uma espécie de compensação, com a disponibilidade de atendimentos de alta complexidade aos pacientes, de custos bem superiores.

De acordo com a diretora geral do HUAC, Berenice Ramos, a vistoria ocorreu dentro do previsto e espera que tudo seja solucionado da melhor forma possível. “Apresentamos nossas dificuldades em alguns setores, as soluções encaminhadas em outros, recebemos orientações. Foi uma visita bem positiva”, resumiu, enquanto seguia com a comissão para uma reunião com a secretária de Saúde do município ainda na noite desta terça.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 14.08.12)

Data: 14/08/2012