Vestibular 2013 da UFCG terá seleção por período letivo

Também haverá mudanças em relação à convocação dos classificados

Em reunião realizada na última quinta-feira,16, a Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) definiu praticamente todas as questões referentes à regulamentação do Vestibular 2013 da instituição. As poucas questões ainda pendentes, como o prazo para as inscrições, serão definidas esta semana.

O processo seletivo continuará usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a classificação dos candidatos, mas haverá mudanças em relação ao ingresso por período letivo e à convocação dos classificados.

Ao todo, serão oferecidas 4.715 vagas, nos 75 cursos de graduação, sendo 3.115 no Período 2013.1 e 1.600 no Período 2013.2. São 50 vagas a menos, em relação ao vestibular anterior, que foram subtraídas do curso de Enfermagem de Campina Grande por solicitação do colegiado do curso.

A grande novidade do Vestibular 2013 é que haverá uma seleção por período letivo, ou seja, o candidato que se inscrever para o primeiro período, só concorrerá às vagas do primeiro período. Para concorrer às vagas do segundo período, o candidato deverá se inscrever em vestibular específico para o segundo período, cujas inscrições serão abertas no ano que vem. Em ambos os casos, serão utilizadas as notas do Enem 2012.

“Essa decisão visa otimizar o processo de seleção, reduzindo a grande quantidade de chamadas e de remanejamentos”, explica o Pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, adiantando que o candidato que fizer a inscrição no Vestibular 2013.1 não precisará pagar novamente a taxa, de R$ 15, para se inscrever no Vestibular 2013.2.

Outra novidade é que, após a divulgação do resultado do Enem pelo MEC, a UFCG publicará uma lista completa com a pontuação de todos os candidatos inscritos em seu vestibular. Poucos dias depois, será divulgada nova listagem, desta vez com os nomes dos candidatos classificados por curso, até cinco vezes a quantidade de vagas disponíveis.

Estes candidatos terão um prazo para renunciar à sua vaga, declinando do direito a eventual convocação. Após este prazo, a UFCG publicará edital de convocação para cadastramento, com os nomes dos candidatos que não renunciaram às vagas e cuja colocação está dentro do quantitativo de vagas oferecidas no curso.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 19.08.12)

Data: 19/08/2012