MEC aprova campus da UFCG em Pombal

O Ministério da Educação - MEC, autorizou na terça-feira, 11, a criação do campus da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no município de Pombal, no Sertão paraibano. O novo campus irá oferecer 240 novas vagas por ano, nos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Economia Rural e Administração Agrária. Foi o que informou, de Brasília - DF, o Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz (foto).

O Reitor informou, ainda, que no próximo dia 20 acontecerá em Pombal um evento para a oficialização do campus Celso Furtado, uma homenagem ao economista pombalense. “O campus Celso Furtado, em Pombal, começará a funcionar ainda este ano, com 13 vagas, nos cursos de Agronomia e Engenharia de Alimentos. No próximo ano, abriremos mais vagas para os outros cursos”, informou, acrescentando que no dia 20, divulgará todas as informações oficiais sobre o campus.

De acordo com o Reitor Thompson Mariz, o Plano de Expansão da Universidade prevê a abertura de 1.900 novas vagas até o próximo ano, em 37 novos cursos, a criação do campus de Cuité, Pombal, Sumé e Itaporanga e a ampliação dos campi de Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, com novos cursos. Ele informou que o MEC já autorizou a implantação do campus de Cuité, que já está em fase de construção, e o de Pombal.

Além de levar mais esperança a jovens de Pombal (que possui 33 mil habitantes), o Reitor da UFCG acredita que a criação do campus Celso Furtado levará mais cultura, desenvolvimento e deverá aumentar em 30% o PIB do município, quando estiver em pleno funcionamento.

A UFCG realizará em vestibular especial, em junho deste ano, para preencher 320 vagas para os cursos de Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática, no campus de Cuité.

Data: 13/04/2006