Ranking da Folha aponta a UFCG como a 20ª melhor do país em qualidade de ensino

Na área de Engenharias, ficou na 4ª posição. No total, foram avaliadas 232 instituições

O Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira, dia 3, pelo jornal Folha de São Paulo, aponta a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como a 20ª melhor instituição de ensino superior do país no quesito Qualidade de Ensino. No Nordeste, só perde para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na 10ª posição.

No ranking nacional por área de conhecimento, a UFCG também se destaca, ficando na 4ª posição na área de Engenharias.

Classificação geral

A Universidade de São Paulo (USP) ficou com o primeiro lugar na classificação geral, com 98,78 pontos, seguida pelas federais de Minas (UFMG), com 91,76, e do Rio (UFRJ), com 91. A UFCG ficou na 50ª posição, com 47,09 pontos.

O RUF é resultado de oito meses de trabalho, nos quais foram avaliadas 232 instituições, sendo 191 universidades e 41 faculdades e centros universitários.

A Folha classificou as instituições a partir de uma fórmula que considera quatro critérios: Qualidade da pesquisa, Qualidade de Ensino, Avaliação do mercado e Indicador de inovação.

A metodologia utilizada combinou dados obtidos a partir de entrevistas com 597 pesquisadores do CNPq e 1.212 responsáveis pelo setor de Recursos Humanos de empresas, bem como número de artigos científicos publicados pelas instituições e quantidade de pedidos de patentes.

Veja aqui o ranking completo.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 03.09.12)

Data: 03/09/2012