Projeto da UFCG inicia mobilização online pela revitalização do Riacho das Piabas

O Projeto Universidades Cidadãs, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), juntamente com várias entidades sociais e comunidades, está promovendo uma campanha de mobilização pela revitalização do Riacho das Piabas, através do site Petições da Comunidade.

A ideia é pressionar os poderes públicos locais a promoverem ações de proteção à diversidade natural que ainda resiste nas nascentes do manancial. “Está havendo veloz deterioração de uma microbacia hidrográfica que é protegida por Lei e que possui uma área com aproximadamente 500 hectares apenas em sua área rural, que abriga uma centena de nascentes de água doce, com flora e fauna ainda desconhecidas”, observa o professor Fernando Garcia, coordenador do projeto.

Ele espera que a mobilização sensibilize segmentos da iniciativa privada para que deem muito mais atenção à questão, e que as comunidades envolvidas possam contribuir com mudança de atitudes.

O site Petições da Comunidade é uma plataforma online que dá as pessoas ao redor do mundo o poder de iniciar e ganhar campanhas a nível local, nacional e internacional.

Clique aqui para assinar a petição.

Foi o riacho das Piabas que garantiu o abastecimento d’água da povoação que deu origem à cidade de Campina Grande. Ao longo do tempo, transformou-se em um imenso esgoto a céu aberto, vítima dos problemas ambientais causados pelo crescimento urbano e industrial. Atualmente canalizado, é para seu leito que escoam os resíduos poluentes de residências e estabelecimentos da região central da cidade.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 04.09.12)

Data: 04/09/2012