Pró-Reitor de Ensino da UFCG pede aos professores que participem do Censo Bibliográfico do MEC

Prazo se encerra no próximo domingo, 23

O MEC manteve, recentemente, entendimentos com o Pró-Reitor de Ensino da UFCG, Vicemário Simões, solicitando o empenho dos professores da Instituição para que participem do Censo Bibliográfico que aquele Ministério está realizando até o próximo domingo, dia 23. O Pró-Reitor informa que, até o dia 5 deste mês, dos 792 professores efetivos da UFCG, somente 95 responderam ao Censo Bibliográfico. “Este reduzido número de professores inscritos impede que a UFCG concorra à aquisição de livros para o seu acervo bibliográfico. Apelo aos professores para que participem desta solicitação do Ministério”, disse o professor Vicemário.

Veja a matéria completa, enviada pelo MEC à Assessoria de Comunicação da UFCG, a qual já foi divulgada diversas vezes para a comunidade acadêmica.

Professor tem até dia 23 para responder ao censo bibliográfico

Os professores das 59 instituições federais de educação superior (Ifes) têm prazo até o dia 23 próximo para participar do Censo Bibliográfico. O objetivo desta iniciativa do Ministério da Educação é evidenciar as necessidades bibliográficas dos cursos de graduação das universidades públicas.

O diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC, Celso Carneiro Ribeiro, destaca que pela primeira vez a consulta sobre livros é feita diretamente aos professores. "É uma oportunidade de eles dizerem o que precisam", afirmou. De acordo com Ribeiro, o MEC dispõe de R$ 20 milhões (R$ 10 milhões este ano) para equipar as bibliotecas das instituições, o que será feito com base no levantamento do censo. "Uma universidade que preenche corretamente o Censo terá sua necessidade de recursos mais bem refletida", observou.

A relação das obras constituirá o Censo Bibliográfico da Graduação, cadastro que servirá como ponto de partida para a criação de um portal na internet e para a recuperação dos acervos das bibliotecas. A iniciativa do MEC visa a mapear a bibliografia utilizada nos cursos de graduação das instituições públicas, ampliar e modernizar o acesso da comunidade universitária à informação e possibilitar aos professores compartilhar com os colegas as obras adotadas nas diferentes regiões do país.

A partir do Censo, o MEC programa a criação de um portal e de um programa de recuperação e qualificação das bibliotecas das Ifes, com a aquisição de obras. Para participar pela internet, (http://portal.mec.gov.br/cbg), o professor deve informar o número de matrícula no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) e o CPF, preencher o cadastro e informar os livros que utiliza e indica nas aulas.

Outros portais - Ao estimular a criação de um portal bibliográfico da graduação, o MEC segue a mesma filosofia de democratização da informação que levou à criação do Portal de Periódicos, do Portal de Acesso Livre e do Portal Domínio Público.

O Portal de Periódicos é uma biblioteca virtual, de fácil acesso à informação científico-tecnológica mundial, mantida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e utilizada por 163 instituições de ensino superior do país. Estão reunidos 9.530 documentos, com textos completos, que cobrem todas as áreas do conhecimento e 105 bases referenciais. Mais de 1,3 milhão de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação utilizam as informações científicas do portal.

A Capes mantém, ainda, o Portal de Acesso Livre, que coloca à disposição do público periódicos com textos completos, bases de dados referenciais, com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na internet selecionadas pelo nível acadêmico. Além desses textos, os pesquisadores têm à disposição 17 páginas eletrônicas que oferecem periódicos de acesso gratuito, bases de dados referenciais com indexação e memórias de documentos científicos e estatísticas mantidas por organismos nacionais e internacionais.

O Portal Domínio Público é uma biblioteca digital, de acesso gratuito. Funciona em parceria com bibliotecas virtuais, editoras, gravadoras e universidades. Contém vídeos digitalizados da TV Escola, como os de literatura brasileira, que apresentam escritores como Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, José de Alencar, Lima Barreto, Machado de Assis e Mário de Andrade. Oferece também acesso gratuito a livros de Eça de Queiroz, Aloísio Azevedo, Machado de Assis e William Shakespeare, por exemplo. O usuário tem a opção de baixar (fazer download) os textos e imprimi-los, totalmente ou em parte.

(Susan Faria, da Assessoria de Comunicação do MEC)”

Data: 21/04/2006