Sistema informatizado auxilia unidades a modernizar gestão

A modernização da gestão levou nove unidades de saúde, vinculadas a oito instituições de educação superior, à implantação do Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (Aghu), sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com base em modelo adotado pela instituição gaúcha. A modernização dos hospitais-escola é um dos objetivos do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

As unidades que adotaram o aplicativo estão sob o controle de instituições federais do Paraná, Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Um dos mecanismos do aplicativo é o prontuário informatizado de cada paciente, com informações sobre ingresso, pedidos de exames, receitas de medicamentos e cirurgias. Os dados são usados por médicos, enfermeiros, setor administrativo e tesouraria. O sistema funciona em tempo real.

Na opção pelo modelo desenvolvido pelo HC de Porto Alegre, foi considerado o fato de o sistema ter como principal referência o atendimento ao paciente. Diferente de outros aplicativos, geralmente voltados para os trâmites administrativo e financeiro, o Aghu tem como prioridade o processo assistencial.

A implantação do sistema resulta em mudanças na rotina das instituições. Isso porque, antes de receber o aplicativo, o hospital precisa estar preparado do ponto de vista da organização interna. Essa implantação deve ocorrer em todos os 46 hospitais da rede. O prazo dependerá da necessidade de adequações de cada unidade, treinamento de pessoal e instalação de equipamentos.

O desenvolvimento do sistema ocorre paralelamente à implantação. O Ministério da Educação trabalha na construção, aperfeiçoamento e avaliações do aplicativo em parceria com técnicos do HC de Porto Alegre. O investimento do MEC chega a R$ 40 milhões, além dos R$ 68 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

(MEC)

Data: 11/09/2012