topo_cabecalho
Financiamento do sistema público de saúde brasileiro será objeto de pesquisa

O financiamento em saúde no setor público e o custo operacional global das entidades filantrópicas que prestam assistência ao Sistema Único de Saúde (SUS) são objeto de uma chamada pública de projetos.

 

O candidato responsável pela apresentação da proposta deve ser doutor, com currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes. As propostas deverão ser apresentadas na forma de projeto de pesquisa e enviadas ao CNPq até o dia 27 de outubro.

 

Os recursos para financiamento dos projetos são do Ministério da Saúde (Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos - Decit/SCTIE/MS), repassados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Estão disponíveis R$ 1,24 milhões.

 

O Tema 1 da chamada,  avaliação das fontes de financiamento em saúde no setor público, deverá prever, como um dos produtos, um banco de dados estruturado com as informações coletadas na pesquisa, contemplar a análise orçamentário-financeira do SUS e avaliação das fontes de financiamento; investigação quanto a alternativas de fontes de financiamento, captação e alocação de recursos para o SUS; investigação quanto a estratégias de maximização dos recursos disponíveis; avaliação dos efeitos da aplicação da Lei Complementar 141/12.

 

Já o tema 2, avaliação do custo operacional global das entidades filantrópicas que prestam assistência em saúde ao SUS, deverá tomar por base uma amostra representativa das entidades beneficentes, segregadas por porte e macro-região e estudo dimensional/avaliativo do custo operacional global das ações e serviços de saúde realizados pelas entidades filantrópicas.

 

Para esclarecer duvidas ou obter mais informações o candidato deve enviar e-mail para chamada312012@cnpq.br

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 18/09/2012