Universidades paraibanas desenvolvem circuito integrado de Rádio Frequência

Dispositivo é utilizado em diversos equipamentos digitais

Já está plenamente funcional o primeiro circuito integrado de Rádio Frequência (RF) projetado na Paraíba. Trata-se de um Oscilador Controlado por Tensão (na sigla em inglês, Voltage Controlled Oscillator - VCO), desenvolvido por pesquisadores das universidades federais de Campina Grande (UFCG), da Paraíba (UFPB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

O VCO é um dos principais componentes de um transceptor RF e tem a função de gerar um sinal periódico utilizado tanto no circuito de transmissão quanto de recepção. É usado em diversos equipamentos digitais, incluindo sensores sem fio e aparelhos celulares.

O circuito foi projetado pelo então estudante de pós-doutorado Emmanuel Dupouy, atualmente professor do IFPB, sob a orientação dos professores Raimundo Carlos Silvério, da UFCG, e Antonio Augusto Lisboa de Souza, da UFPB, no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes.

Segundo Antonio Augusto, o circuito demonstrou um nível de ruído de fase abaixo do que poderia ser detectado pelo aparelho de medida utilizado, “o que é uma indicação do seu bom desempenho”, diz. O dispositivo será enviado para ser caracterizado e os dados serão publicados em breve.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados da UFPB - 19.09.12)

Data: 19/09/2012