Estudantes conhecem atividades desenvolvidas no campus de Sumé da UFCG

Laboratório de Ecologia e Botânica coordenou a atividade de visitação ao CDSA

O Laboratório de Ecologia e Botânica (Laeb) do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDSA), campus de Sumé, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) recebeu no último dia 20, a visita de 60 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. O objetivo da visita foi despertar nos jovens o espírito científico e expor as oportunidades de formação profissional através dos diversos cursos ofertados pelo centro.

Um grupo composto de estudantes do 1° e 2° anos do ensino médio teve a oportunidade de conhecer as atividades de pesquisa e extensão que o Laeb vem desenvolvendo na região. A programação, elaborada pela coordenadora Alecksandra Vieira, iniciou com a recepção dos alunos no auditório do CDSA. Os coordenadores dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e Engenharia de Biossistemas falaram sobre as características das graduações.

Houve uma caminhada pelo campus, para uma apresentação dos projetos desenvolvidos. A professora Ilza Maria falou sobre a revitalização do parreiral para a produção de suco de uva, vinho tinto e espumante. A professora Carina Seixas apresentou o Programa de Ações Integradas Sustentáveis (Pais), em parceria com o Sebrae/PB, capacita alunos de Agroecologia para atuar com os agricultores familiares.

Também visitaram a estação meteorológica, onde o professor Hugo Morais mostrou equipamentos, monitoramento. Os alunos conheceram a área experimental de estudos em ecologia e dinâmica da Caatinga, onde está implantado o projeto de enriquecimento do bioma com mudas de Umbuzeiro enxertado. No telado, bolsistas e voluntários apresentaram as pesquisas para produção de mudas de espécies nativas, reutilização de materiais e estratégias de recuperação de áreas degradadas.

À tarde, 30 alunos concluintes do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Pedro Bezerra Filho, do município de Camalaú, vivenciaram a mesma experiência. Percorrendo o CDSA, conheceram as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários do Laeb.

De acordo com a coordenadora do Laeb, “ficou a certeza de que o objetivo de motivar os atuais e futuros graduandos para a importância de estudar o nosso bioma foi atingido. Sabemos que os erros cometidos ao longo do tempo tiveram como base o desconhecimento da nossa realidade, e que para alcançarmos o desenvolvimento sustentável da região temos que construir uma base sólida a partir da geração do conhecimento”.

(Rosenato Barreto, Ascom/CDSA, com informações de Alecksandra Vieira)

Data: 25/09/2012