Unidades podem comprar insumos por meio de pregões eletrônicos

Hospitais-escola federais podem adquirir insumos médico-hospitalares por meio de pregões eletrônicos lançados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação. Três editais, publicados na sexta-feira, 21, e na segunda-feira, 24, abrangem 293 itens para compra. Há ainda um quarto edital, para a aquisição de 286 tipos de medicamentos destinados ao Hospital Universitário do Piauí, que iniciará as atividades ainda este semestre.

Podem participar do processo licitatório empresas estabelecidas no país que atendam às exigências previstas nos editais.

A realização de pregões eletrônicos e compras centralizadas é uma das ações integrantes do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). A iniciativa permite às unidades de saúde a compra de medicamentos, insumos e equipamentos de forma padronizada, com economia financeira e melhor aproveitamento de tempo e de recursos materiais.

Em 2011, o valor alcançado com as compras nessa modalidade representou 42,63% em relação ao preço original, o que equivale a uma economia de R$ 293,9 milhões.

A abertura do processo de registro de preços, por meio do Portal de Compras do governo federal, está prevista para 3 de outubro (editais 1, 2 e 3) e 4 de outubro (edital 4). Os editais estão na página da Ebserh na internet.

(MEC)

Data: 26/09/2012