UFCG assina convênio com universidade da Alemanha

Cooperação ampliará intercâmbio acadêmico entre as duas instituições

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) firmou, no último dia 20,  um convênio com a instituição alemã Dresden University of Technology (TU Dresden).

O convênio pretende ampliar a cooperação entre as duas instituições. Atualmente as duas instituições desenvolvem um projeto chamado TruEGrid, financiado por uma parceria DAAD-GIZ-CAPES, que pesquisa aspectos de confiabilidade em Smart Grids - redes elétricas inteligentes, que são mais eficientes e robustas que os sistemas elétricos atuais.

“A UFCG enviou recentemente três alunos de graduação para a TU Dresden e recebeu um aluno de mestrado e um aluno de doutorado. Além disso, em dezembro, um professor da UFCG participará de uma missão de trabalho na instituição alemã, onde oferecerá minicursos relacionados com o tema Smart Grids para alunos e pesquisadores da universidade”, explica o coordenador do projeto na UFCG, Andrey Brito, da Unidade Acadêmica de Ciência da Computação.

Dentro do convênio há ainda um estudo para a montagem de um laboratório de medidores inteligentes na UFCG, com equipamentos custeados pelo projeto no lado europeu.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 28.09.12)

Data: 28/09/2012