Artigo - Secretários da UFCG em alerta: analogia de um conto

Franz Mikhailovitch Barbosa Cavalcanti

Há um conto popular que é mais ou menos assim: “Um sujeito vinha dirigindo o seu carro quando um caminhão freou bruscamente a sua frente, ocasionando numa inevitável colisão. O acidente foi grave e a vítima foi levada às pressas para o hospital. Foram feitos os exames e o médico responsável pelo atendimento ficou chocado com o resultado e receoso de passar a notícia para a vítima. Chamou Seu Miguel, o Enfermeiro-Chefe, mais conhecido por Bigode, profissional com mais de 30 anos de experiência, o qual já havia testemunhado diversas situações similares e que se prontificou a transmitir a triste notícia. Momento difícil, o paciente na enfermaria e ao redor da cama os seus familiares. O clima de comoção estava instalado no ambiente. Nesse instante, chega Bigode e diz o seguinte: - Eu tenho uma notícia boa e outra ruim. A vítima, já ansiosa pelo resultado, clama: - Diga logo a ruim, diga logo a ruim.

Bigode não perde tempo e, em tom fúnebre, dispara: - O senhor vai perder as duas pernas. O clima pesou e depois de muito choro e lamentações, o acidentado pergunta: - E qual é a boa notícia ? Bigode vai direto ao ponto: - Eu quero saber quanto você vai querer no par de sapatos.”

De volta ao mundo real e fazendo uma analogia com a situação dos Secretários da Universidade Federal de Campina Grande, o “caminhão” no meio do caminho representa o Governo Federal.

Não é preciso ser adivinho pra saber quem é a motorista desse “veículo”.

A freada brusca é aqui comparada à promulgação da Lei nº 12.677, de 25/06/2012, que “dispõe sobre a criação de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas no âmbito do Ministério da Educação, destinados às instituições federais de ensino... e dá outras providências” e que, em suma, extingue, no âmbito das IFES e dos IFET’s, 2.063 funções gratificadas, sendo: 772 (setecentos e setenta e duas) FG-6, 1.032 (mil e trinta e duas) FG-7, 195 (cento e noventa e cinco) FG-8 e 64 (sessenta e quatro) FG-9.

Ainda por analogia, o Doutor nesse caso seria o Reitor da instituição que, embora tenha recebido um documento - Processo nº 23096.021459/12-65, de 12/07/2012 - da Associação dos Secretários da Universidade Federal de Campina Grande – ASUFCG, solicitando um posicionamento da Administração Central sobre a questão, até o momento, ainda não se pronunciou sobre o tema.

E Bigode... Quem seria mesmo o Bigode ?

Poderia ser qualquer um do primeiro escalão da administração da universidade.

Um ser astucioso, engenhoso, muitas vezes irônico e desinteressado em solucionar um determinado problema, principalmente quando as demandas são originadas de uma certa categoria.

Mas vamos deixar Bigode pra lá.

Ao contrário do desfecho do conto, passamos direto à boa notícia: a instituição não tem negado apoio para a participação de seus Secretários no Congresso das Secretárias das Universidades Brasileiras, que ocorre bienalmente, o já tradicional e consolidado CONSUB.

É bem verdade que, apesar deste apoio, arcando com as despesas de inscrição e passagens aéreas, na sétima edição do CONSUB, realizada no último mês de setembro, na cidade de Uberlândia – MG, a UFCG não cumpriu integralmente com a responsabilidade que lhe cabe.

Até o momento, alguns Secretários ainda não receberam os valores correspondentes às diárias e tiveram que buscar outras possibilidades (empréstimos, utilização do cheque-especial, uso do cartão de crédito, etc.) para pagar a hospedagem e alimentação durante o período do evento.

O fato é lamentável, principalmente porque, na maioria das vezes, são questões meramente burocráticas que impedem o depósito das referidas diárias e que já poderiam ter sido resolvidas pela Administração da UFCG.

Aproveitando o “gancho”, como se diz no jargão jornalístico, é preciso enaltecer o ótimo trabalho desenvolvido pela organização do VII CONSUB. Estão de parabéns o Reitor, Pró-Reitores e Secretários da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que acolheram a ideia de sediar esta sétima edição do Congresso e proporcionaram os meios necessários para que o evento fosse um sucesso. Destaque para a qualidade dos palestrantes e os temas abordados. Cabe frisar  também que, neste CONSUB, a delegação da UFCG contou com a participação de 26 servidores que atualmente exercem a função de Secretário na instituição.

A notícia boa para por aqui.

Mas, qual seria a ruim ?

Por conta daquela “freada brusca”, já mencionada anteriormente, e a conseqüente supressão das Funções Gratificadas, a Associação dos Secretários da Universidade Federal de Campina Grande (ASUFCG), através de seu Presidente, Arijames Soares, sugere a todos aqueles Secretários atingidos pela medida que aguardem a confirmação da extinção da FG no contracheque e, não sendo tomada nenhuma providência por parte da Administração da UFCG, entreguem as suas funções no próximo dia 30 de outubro.

Nesta oportunidade, é bom destacar que há na UFCG muitos servidores que estão exercendo a função de Secretário e sequer tem uma gratificação implantada no seu contracheque, o que fere o princípio constitucional da ISONOMIA.

Certamente, também se unirão ao movimento reivindicatório.

E nesse misto de conto e realidade, com uma pitada de ironia, sem perder a rima, toda solidariedade a nossa categoria.

Franz Mikhailovitch Barbosa Cavalcanti é servidor da UFCG, exercendo neste momento (ou até o próximo dia 30 de outubro) a função de Secretário do Curso de Bacharelado em Comunicação Social.

Data: 10/10/2012