topo_cabecalho
Seminário Nacional de Combate à Desertificação acontece até a próxima quarta-feira na UFCG

O Reitor da UFCG, Thompson Fernandes Mariz (ao microfone) abriu na manhã de hoje, segunda-feira, 17, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus localizado na cidade de Campina Grande - PB, o Seminário Construção do Programa de Formação à Distância para Educação Contextualizada nas Áreas Susceptíveis à Desertificação. O evento, que se estende até a próxima quarta-feira, dia 19 de abril, é promovido pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação e recebe o apoio da UFCG, do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura Municipal de Campina Grande, do Centro de Educação à Distância da Universidade de Brasília - CEAD/UnB, da Embrapa, do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste, do Sebrae/PB e do GTZ, dentre outros órgãos. Educação contextualizada e a questão da desertificação foi o tema da mesa-redonda que abriu oficialmente o Seminário. Dela participaram representantes de várias Universidades. O evento é destinado a educadores e profissionais com experiência na área.

SUDEMA, INSA-CF, Fapesq, entre outros, uniram-se para viabilizar a realização do Seminário na Paraíba, que tem a participação de um público superior a 150 especialistas, que debaterão hoje, segunda, 17,  questões sobre Educação Continuada à Distância, Contribuição para a Formação de Educadores, o Projeto Unicampo da UFCG - PB, Programa Comunicação do Movimento Organização Comunitária da Bahia, Experiência Agendha, Experiência Sento Sé / BA, Desertificação na Paraíba: Experiência de Ensino e Pequisa do Colégio Nossa Senhora de Lourdes de João Pessoa - PB, Programa de Educação Continuada a Distância: o Modelo da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior - ABEAS.

Amanhã, terça-feira, 18, a programação a ser apresentada engloba: Apresentação do Projeto do Assentamento Rural de Pau Branco, incluindo uma visita técnica ao local. Depois, estão programados dois painéis, quando serão analisados os temas: Educação Contextualizada - Operacionalização do Programa de Formação em Termos de Conteúdo e Estratégias Pedagógicas, e Educação a Distância - Operacionalização da Metodologia de Educação a Distância para o Programa de Formação, e, por fim, grupos de trabalho farão a construção de propostas.

Para a quarta-feira, 19, estão agendados novos grupos de trabalhos e apresentação dos resultados das propostas dos citados grupos.

O Seminário tem como objetivo a construção de um programa capaz de atender aos professores do ensino médio e fundamental, que serão capacitados a realizar uma abordagem sobre meio ambiente, semi-árido e degradação de terras/desertificação, quando da transmissão das diversas disciplinas curriculares.


Data: 17/04/2006