Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba acontece nesta quinta na UFCG

Evento será realizado no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega

Acontece nesta quinta, dia 18, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o I Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba. O evento, que é organizado pela da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), será realizado a partir das 09h no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega.

A abertura do evento contará com uma apresentação cultural do Grupo Musical de Clarinetes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Logo em seguida, será forma uma mesa redonda para debater o tema Participação pública em Gestão de Recursos Hídricos: uma análise do caso paraibano. A palestrante será a doutorando em Recursos Naturais pela UFCG, Adriana Ribeiro, o professor Alain Marie Bernard Passerat de Silans será o mediador e os debatedores serão Maria de Lourdes Barbosa, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), e Chico Lopes., da Aesa.

Durante o evento serão escolhidos os paraibanos que irão representar o Estado no Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que vai acontecer de 5 a 9 de novembro, em Cuiabá (MT).

Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas na Aesa através dos telefones (83) 3211-6458/ 3211-6453.

Confira programação:

9h00 – 9h40 - Composição da mesa

Apresentação cultural: Grupo Musical Clarinetes – IFPB/JP

9h40 – 11h40 - Mesa redonda

“Participação pública em Gestão de Recursos Hídricos: uma análise do caso paraibano” (Adriana Ribeiro - doutoranda em Recursos Naturais UFCG)

Mediador: prof. Alain Marie Bernard Passerat de Silans

Debatedores: Maria de Lourdes Barbosa (DNOCS) e Chico Lopes (Aesa)

Intervalo para almoço

14h00 – 15h00 - Apresentação de experiência exitosa em gestão participativa dos recursos hídricos: o caso do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salgado, CE.

(Antonio Alves - ex- presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salgado – CE)

15h00 – 16h00    Pauta para o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) e escolha dos representantes dos comitês (litoral sul, litoral norte e Paraíba)

16h00 – 17h30    conclusão do projeto

“Capacitação do sistema integrado de Gestão de Recursos Hídricos do Estado da Paraíba sob a ótica da comunicação, mobilização, uso racional e conservação dos recursos hídricos” (coordenador Laudízio Diniz e bolsistas)