Como utilizar a nota do Enem

As provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. Nesta edição, 5,7 milhões de pessoas se inscreveram, um recorde para o exame.

Desde 2009, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.

As provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro. Com a nota do Enem em mãos, o estudante poderá:

• Candidatar-se a uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do governo federal que seleciona estudantes para universidades federais, estaduais e institutos de educação.

• Candidatar-se ao Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

• Solicitar auxílio do Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies) para pagar os estudos em universidades privadas.

• Candidatar-se a uma das bolsas oferecidas pelo programa Ciência sem Fronteiras, que até 2014 pretende financiar o intercâmbio acadêmico de 100.000 universitários.

- Concluir o Ensino Médio (para maiores de 18 anos que ainda não completaram os estudos).

(Universia)

Data: 19/10/2012