topo_cabecalho
UFCG recebe exposição sobre a evolução da Psicologia no Brasil

Exposição ficará aberta ao público até o dia 30 deste mês

 

Já está aberta ao público de Campina Grande a Exposição Itinerante do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (CRP – 13ª Região).

 

Quem quiser conhecer um pouco da evolução da Psicologia no Brasil, basta dirigir-se ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

A exposição ficará disponível até o dia 30 deste mês, na Coordenação do curso de Psicologia da UFCG, localizada no Bairro de Bodocongó.

 

Através de um painel curvilíneo, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a Psicologia no Brasil. A exposição, traçada em uma linha do tempo, foi dividida em três partes: a história do Brasil, a história da Psicologia e a história da profissão no Brasil.

 

Exposição: 50 anos em forma de arte

 

A linha do tempo começa antes dos 50 anos da regulamentação da profissão, ainda na época dos jesuítas, e vai até os dias de hoje. Remonta o surgimento dos primeiros indícios de pensamentos psicológicos no período colonial no Brasil e apresenta as principais produções científicas e literárias dos estudiosos nacionais.

 

O foco da Exposição serão os acontecimentos que provocaram a mudança da Psicologia ao longo do tempo, e tem como principais guias o desenvolvimento científico e o processo de regulamentação, em 1962.

 

A exposição também mostrará como as publicações europeias do século 19 sobre a Psicologia contribuíram para a formação de profissionais no Brasil e para a produção científica que buscava, por meio da literatura estrangeira, aplicar os conhecimentos de acordo com a realidade nacional.

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 22.10.12, com informações da Ascom/ CRP – 13ª Região)


Data: 22/10/2012