Andifes e Incra assinam termo de cooperação

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assinaram este mês (9), em Brasília, um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações nas Universidades Federais destinadas aos assentados da reforma agrária.

O documento representa a intenção de ambas as partes de elaborar projetos que tragam melhoria à qualidade da vida no campo. De acordo com o presidente da Andifes, Carlos Maneschy, as perspectivas deverão ser atendidas porque as universidades vêm sendo estimuladas a atuarem na área agrônoma, com foco no desenvolvimento das pessoas que trabalham neste setor, considerado essencial para o desenvolvimento do País.

Para o presidente do Incra, Carlos Guedes, a contribuição das Universidades Federais nos estudos sobre reforma agrária tem sido de fundamental importância. Ele destacou a atuação dos discentes oriundos do campo, dentro das universidades, e deu como exemplo o sucesso do programa Pronera, que tem capacitado e formado profissionais de nível médio e superior para atuarem no processo de reforma agrária.

"Este termo de compromisso com a Andifes cria um ambiente institucional que dá mais respaldo e força para continuarmos o trabalho de acesso escolar dos filhos dos trabalhadores rurais", disse Carlos Guedes. Na ocasião também foi apresentado aos reitores o edital que disponibiliza R$ 40,5 milhões para projetos de Residência Agrária.

Cada universidade pode contar com até R$500 mil para iniciativas que apoiem a educação de beneficiários dos programas de reforma agrária ou de seus filhos no âmbito do ensino fundamental, tecnológico ou oferecendo cursos de nível superior e de pós-graduação com temáticas voltadas para as questões da reforma agrária brasileira.

(Ascom da Andifes)

Data: 23/10/2012