UFCG participa de seminário internacional em Harvard

Evento visou à ampliação do Programa Ciência sem Fronteiras nos EUA

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi uma das 13 instituições brasileiras, consideradas de excelência, convidadas a participar do 1º Seminário Internacional Ciência Sem Fronteiras-Cooperação Acadêmica, realizado semana passada na Universidade de Harvard, nos EUA.

O objetivo foi promover uma maior aproximação entre acadêmicos dos dois países, que resulte na ampliação do intercâmbio de alunos e conhecimento entre as instituições, aproveitando as novas oportunidades abertas pelo programa Ciência Sem Fronteiras.

Além da UFCG, representada pelo professor Antonio Marcus Nogueira Lima, também estiveram presentes ao evento representantes do ITA, USP, Unicamp, Santa Casa, IMPA, UFRGS, UFSC, Unifesp, UFRJ, PUC-RS, FioCruz e INCA, além de seis universidades americanas (Harvard, Stanford, Columbia, Yale, Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e Universidade da California em Los Angeles ).

Ciência sem Fronteiras

Lançado em dezembro de 2011, o programa Ciência sem Fronteiras já concedeu cerca de 17 mil bolsas. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2015. Serão 75 mil por parte do governo federal e o restante com ajuda da iniciativa privada. A expectativa até o fim deste ano é chegar a 20 mil bolsas, com investimento aproximado de R$ 1,12 bilhão. Os editais lançados até o momento selecionaram bolsistas para intercâmbio nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal, Austrália e Coréia do Sul.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - com informações da Fundação Lemann)

Data: 29/10/2012