Colegiado Pleno da UFCG decide pela não adesão à Ebserh

Em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira, dia 29, o Colegiado Pleno do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) decidiu pela não adesão do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada pelo governo federal como modelo de gestão para os hospitais universitários do país.

Após extenso debate, encerrado no início desta noite, 36 conselheiros declararam voto contrário ao parecer do relator Márcio Caniello, que defendeu a adesão à Ebserh como solução para a questão dos 152 servidores temporários do HUAC, cujos contratos se encerrarão no início de 2013. Sem abstenções, totalizando o resultado, quatro representantes da comunidade universitária votaram favoráveis à adesão.

Como o processo em discussão se referia apenas ao HUAC, por questões regimentais, a decisão quanto ao Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), do campus de Cajazeiras, ficou para ser discutida em sessão extraordinária a ser marcada pela Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores (Sods).

Encaminhamentos

A Reitoria da UFCG encaminhará ofício ao Juiz da 4º Vara Federal da Paraíba, Rogério Roberto Gonçalves de Abreu, comunicando a não adesão do HUAC à Ebserh. O magistrado havia estabelecido o próximo dia 5 de novembro como prazo final para envio da ata de reunião do Colegiado Pleno deliberando sobre a questão. A comunicação também será encaminhada ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público do Trabalho do Estado.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 29.10.12)

Data: 29/10/2012