Programa do CDSA desenvolve ações em escola estadual de Sumé

O Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG firmou parceria com a Escola Estadual Presidente Vargas, em Sumé, PB, para o desenvolvimento de atividades dentro das ações do programa governamental Mais Educação. Os trabalhos vêm sendo desenvolvidos pelo estudante de agroecologia do CDSA, Alexandre Limeira da Silva, que está coordenando as oficinas de jardinagem e viveiros educativos e apresentando palestras educativas sobre uso sustentável do solo e compostagem.

Aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar é o objetivo do Programa Mais Educação, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do MEC. Por meio do projeto, o ministério vem assessorando escolas com baixo desempenho no Ideb a ampliar suas jornadas diárias e a reorganizar suas grades curriculares, oferecendo atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral. Além disso, promove a inclusão digital e fomenta debates em torno do meio ambiente, cidadania e saúde.

“A principal preocupação que norteia a prática pedagógica dos dois projetos é a participação e o envolvimento dos estudantes visando a sensibilização para com a conservação da Natureza, desenvolvendo uma postura crítica e um olhar de afetividade pela mãe terra”, disse a professora Adriana Meira Vital, coordenadora do Pascar.

Segundo a diretora da escola, Alcione Alves de Oliveira, a parceria com o Pascar tem sido muito bem aceita pelos estudantes que se sentem motivados a participar das atividades das oficinas organizadas por Alexandre Limeira.

“A ideia da parceria é que o desenvolvimento das atividades de jardinagem, da implantação das hortas e dos viveiros, da condução do processo de compostagem, dentre outras, contribuam para que a escola se torne um espaço atrativo para as crianças, adolescentes e jovens envolvidos. Dessa maneira o Pascar cumpre o compromisso de estender suas ações, potencializando as habilidades de seus membros e capacitando escolares como agentes multiplicadores das práticas sustentáveis”, conclui Adriana Vital.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 12/11/2012