Programa de Educação Tutorial do CDSA apresenta balanço de atividades no XI Fórum Paraibano de Grupos PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, durante a XI edição do Fórum Paraibano de Grupos PET, realizada no último sábado, 10 de novembro, apresentou um balanço das atividades dos seus quase dois anos de existência.

O estudante Edson Francisco Alves Cavalcante, do curso de Gestão Pública, ficou incumbido da apresentação das diversas atividades atualmente desenvolvidas pelo PET do CDSA que faz parte do projeto Observatório de Políticas Públicas do Semiárido. Dentre as atividades do grupo, podem ser destacadas as oficinas desenvolvidas, os cursos, os eventos organizados, o apoio aos calouros, o Cine PET Debate, a Cartilha Cidadã com a conscientização nas escolas do Cariri, o Jornal Conexão PET, o seu blog (http://pet-cdsa.blogspot.com.br/), os grupos de estudo, as pesquisas desenvolvidas, as publicações, o incentivo para a pós-graduação dos alunos de gestão pública, ciências sociais e educação do campo.

O Programa de Educação Tutorial do CDSA surgiu em dezembro de 2010, quando da aprovação em seleção nacional coordenado pela Secretaria de Ensino Superior (SESU) do Ministério da Educação e é formado por alunos de Gestão Pública, Ciências Sociais e Educação Tutorial.

Segundo a professora Betânia Oliveira, Coordenadora de Programa e Estágios da UFCG, “Esse programa tem uma especificidade muito interessante e é bom tanto para o estudante quanto para a UFCG. O aluno tem a oportunidade de participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão. E o tempo também é diferenciado, já que o estudante se atender aos requisitos da seleção pode ficar no grupo do segundo ao último período. E para a UFCG, o projeto ajuda a melhorar cada vez mais a qualidade acadêmica”.

A UFCG é uma das instituições públicas que mais possui grupos PET no Brasil, com um total de 19 grupos.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 13/11/2012