Enade será aplicado no domingo para 1,5 milhão de universitários

Exame serve para medir a qualidade do ensino superior; 16 cursos serão avaliados.

Mais de 1,5 milhão de universitários devem prestar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no próximo domingo, 25. A prova avalia o rendimento dos alunos nos conteúdos dos cursos em que estão matriculados. Em 2012, pela primeira vez, estudantes do penúltimo período terão de fazer a prova, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo. O exame também é aplicado para calouros.

Os cursos avaliados este ano são: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo. Também serão examinados alunos de cursos superiores de tecnologia das áreas de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Criado em 2004, o Enade é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Cada curso é avaliado de três em três anos. Os resultados do exame são utilizados em atividades de regulação do ensino superior pelo MEC, como a elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e de seus cursos.

Para saber o local de prova, o aluno pode consultar o sistema do Enade (http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/) com o número do CPF. Geralmente, o exame ocorre na instituição em que o aluno está matriculado.

(Estadão)

Data: 19/11/2012